O projeto financiado pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza ocorre no estuário dos rios Timonha e Ubatuba, localizado na divida dos estados do Piauí e Ceará, e tem como objetivo determinar aspectos ecológicos do peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus), como a estimativa de abundância, coleta de amostras de água e sedimento para análise toxicológico, além de identificar ameaças antrópicas.
Segundo a coordenadora do Projeto Senhor das Pedras, também patrocinado pela Fundação O Boticário, o acompanhamento junto à equipe foi positivo. “A CIA é parceira deste projeto e tinha interesse em participar da atividade na prática. Conseguimos aplicar e discutir as metodologias junto às pesquisadoras Katherine Choi e Juliana Umezaki do Peixe-Boi. Além disso, a saída foi importante para reconhecer alguns pontos onde desenvolveremos projetos de conservação com o mero (Epinephelus itajara) e outras espécies marinhas, disse a bióloga Kesley Paiva”.
De acordo bióloga Liliana Oliveira, o projeto SDP desenvolve ações nos municípios de Ilha Grande e Parnaíba, na comunidade da Pedra do Sal, mas outros pontos da APA Delta do Parnaíba receberão as ações.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário