quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CIA participa da 4ª Conferência do meio ambiente em Brasília

Nos dias de 24 a 27 de outubro de 2013, sócio da CIA, Fiorenzo Bonetta participou da 4ª CONFERENCIA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE EM BRASÍLIA que teve como temática para discussões OS RESÍDUOS SÓLIDOS.
DSC05522
A conferencia de abertura foi realizada pela Ministra do Ambiente Izabella Teixeira. O Piauí foi representado por 30 delegados de diferentes regiões do estado. Das 160 propostas debatidas n a conferencia estadual no BRASIL inteiro, os delegados tiveram que reduzir para 60 propostas, nos quatro eixos: PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS, REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS,  GERAÇÃO DE TRABALHO, EMPREGO E RENDA e  EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
DSC05612
Nesse evento aconteceu manifestação firme dos catadores reivindicando inclusão social que foi bem aceita pela ministra MA Izabella Teixeira. Uma representante dos catadores, CLAUDETE COSTA participou da mesa que declarou “não temos política publica ainda, queremos mais com ajuda e respeito para o nosso trabalho, queremos conseguir os nossos direitos”. E ainda citou que a maioria dos representantes dessa categoria é formado por mulheres. E que a incineração não da certo, pois incinera também o trabalho e dinheiro dos catadores.
DSC05572
Como resultado da Conferencia foi evidente a grande puxada para os direitos dos catadores como inclusão social, como agentes do meio ambientee possibilidades de apoios empresariais, pois já que hoje  ainda catador de ruas, o de lixões é símbolo de marginalização  social, mas que  quer ter reconhecimento, pois é um dos mais importantes trabalhos para a melhoria do meio ambiente e além de isso eles trazem sustento de vida.
DSC05520
Também educação social em todas as suas formas tem que ser ampliada e melhorada, primeiro fazendo da educação ambiental, uma matéria obrigatória em todos os níveis de escolaridade, formação de professores, melhorar a forma de divulgação e propaganda, participação e formação dos agentes de saúde, maior envolvimento e participação das comunidades, assim reivindicou os participantes.
DSC05551
“Embora fosse um encontro com assunto meio ambiente notei que teve um uso exagerado de copos descartáveis.  Me envolvi sensibilizando entre os colegas o erro das nossas ações contrarias aos nossos conceitos de redução de resíduos, pois foram  consumidos de 20/25000 copos no 4 dias de conferencia. Com isso, foi apresentada petição na plenária a fim de que não fosse mais usado copos descartáveis nos eventos dessa natureza. A  PETIÇÃO FOI APROVADA”, destaca Fiorenzo Bonetta.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...