sábado, 16 de novembro de 2013

Umbandidas celebram dia nacional da Umbanda na Pedra do Sal

Durante a tarde de sexta feira, 15, os umbandistas de Parnaíba e de cidades vizinhas festejaram sua data com celebrações na Praia da Pedra do Sal. Um grande número de pessoas acompanharam a festa, que segundo Maria das Graças Souza, a dona “Pretinha” é uma reunião de pessoas que vivem a Umbanda.
A data foi oficialmente instituída pela presidenta da República, Dilma Rousseff, através da Lei 12.644, de 16 de maio de 2012, também assinada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e pelo Ministério da Cultura.
A proposta de oficialização da data surgiu com o Projeto de Lei da Câmara nº 187, de 2010, que teve como justificativa o direito constitucional à liberdade de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos.
Além do dia da Umbanda, os populares celebraram o Dia da Consciência Negra e o Dia Nacional da Saúde da População Negra, como mencionou Doté Tiago de Iemanjá.
Segundo a Mãe Eufrasina de Iansã, coordenadora estadual da Rede Estadual de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde disse que a Umbanda é uma religião que promove muitas coisas boas para a sociedade e que os seguidores ficam felizes com o reconhecimento por parte do poder público.
Constituída no início do século passado, a Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, mas com raízes africanas, entre outras. A data de 15 de novembro, já consagrada à comemoração da Umbanda em diversos municípios brasileiros, reporta-se ao dia em que o médium Zélio Fernandino de Moraes teria recebido, em Niterói, a missão de fundar o novo culto, no ano de 1908, cuja prática seria exclusivamente a caridade espiritual.
Fonte/Tacyane Machado
Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...