segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Corpo de Bombeiros resgata turista que sofreu acidente de kite no Delta

Turista mexicano é resgatado após acidente com kite surf no Delta do Parnaíba e passar 19 horas perdido entre dunas e mangue.

Felipe Karan no veículo pilotado pelo major Rivelino,
do Corpo de Bombeiros de Parnaíba
Uma equipe de sete homens do Corpo de Bombeiros sediada em Parnaíba resgatou neste domingo (3) um turista mexicano residente em Guadalajara que se perdeu quando velejava nas proximidades da Ilha dos Potros no Delta do Rio Parnaíba, litoral do Piauí. Felipe Karan, 45 anos, praticava kitesurf quando sofreu um acidente, sendo achado mais de 10 quilômetros do local do ocorrido e após 19 horas do ocorrido.

Segundo declarações do majorRivelino de Moura, do Corpo de Bombeiros da cidade de Parnaíba (PI), o turista se perdeu do grupo de nove mexicanos por volta de 16h de sábado após colidir com árvores no mangue do delta, o que furou sua pipa. Os colegas deixaram o local em busca de socorro e não encontraram Felipe quando voltaram.


Felipe Karan agradecendo aos companheiros que
foram em busca de socorro
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Cruz, determinou total empenho nas buscas. Sete bombeiros foram destacados para localizar o turista. As buscas começaram às 5h da manhã e terminaram às 10h. Felipe estava em uma ilha do delta. Apesar de tranquilo, tinha muita sede.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no momento do acidente Felipe estava praticando kitesurf em companhia de onze kitesurfistas entre as ilhas do Delta, quando teve a pipa furada por uma árvore do mangue. O fato aconteceu por volta das 15h de sábado (2). Os bombeiros informam que em situações como esta, com o sol se pondo, o correto seria permanecer no local aguardando socorro.

Felipe Karan, de blusa vermelha, já recuperado do
susto foi levado para o Porto dos Tatus.
O que dificultou encontrar Felipe mais rapidamente é porque ele tentou se deslocar através das dunas. Segundo o major Rivelino de Moura que comandou as busca, a solicitação entrou no Corpo de Bombeiros por volta de 23 horas do sábado. As buscas iniciaram às cinco horas da manhã.

Em sua caminhada pelos mangues e dunas do Delta, Felipe se deslocou a procura de alguma casa de nativos por mais de 10 km durante a noite toda e foi encontrado por volta da 10 horas da manha deste domingo (3), por uma das equipes chefiada pelo Soldado BM Freitas, na Ilha dos Potros.

Ainda segundo o major, o turista desobedeceu a uma regra básica a ser seguida nesses casos, pois, deveria permanecer no local, já que os amigos do mesmo tinham visto o ocorrido. Durante a noite ele ficou desorientado andando a ermo. Deslocou-se mais de 10 km, podendo ficar no mesmo lugar já que os amigos retornariam, mas ele não estava mais no local. O turista estava com muita sede e foi transportado pela equipe até o Porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande.

Jornal da Parnaíba | Fotos: Fábio Lima

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...