sábado, 27 de agosto de 2011

Workshop: Reserva Extrativista do Cajuí em Ilha Grande


Reserva Extrativista do Cajuí
A Comissão Ilha Ativa realizará dia 29 de agosto, na Ilha Grande de Santa Isabel, Workshop: Reserva Extrativista do Cajuí para validação dos dados colhidos nos primeiros sete meses do Projeto Resex do Cajuí. O evento será realizado no Centro Pastoral São João Batista.
 Seguindo a tendência de conservação ambiental, a Comissão Ilha Ativa – CIA requereu no ano de 2007 a criação da Reserva Extrativista do Cajuí visando proteger os habitantes tradicionais da especulação imobiliária que vem ocorrendo com o aumento do fluxo turístico na região. A implantação da RESEX do Cajuí na Ilha Grande de Santa Isabel juntamente com a APA Delta do Parnaíba e RESEX Marinha Delta do Parnaíba, já existentes, formaria uma área maior de proteção dos meios de vida e da cultura da população local, além de garantir a conservação da biodiversidade.
A Comissão Ilha Ativa realizará dia 29 de agosto, na Ilha Grande de Santa Isabel, Workshop: Reserva Extrativista do Cajuí para validação dos dados colhidos nos primeiros sete meses do Projeto Resex do Cajuí. O evento será realizado no Centro Pastoral São João Batista.
A economia do território da Ilha Grande de Santa Isabel está baseada nas atividades da pesca artesanal, cata de caranguejo e de marisco, agropecuária, artesanato feito com a palha, linho e talo da carnaúba, além da argila, condutores de turismo, bares e restaurantes, hospedarias domiciliares, beneficiamento do Cajuí e extração de frutos nativos. Estas atividades acontecem para a sobrevivência dos moradores do território. Este apresenta como potencial para o incremento da sustentabilidade das condições de vida das famílias, principalmente, o caranguejo, o artesanato, a pesca artesanal, e o ecoturismo (PIAUÍ, 2007).
Os atrativos naturais para a conservação e proteção que envolvem a Ilha Grande de Santa Isabel são formados por um conjunto de ecossistemas embutidos em tabuleiros pré litorâneos da Formação Barreiras, com vegetação secundária, de mata, de restinga, dunas e de manguezal. E ainda a presença de rios Tatus e
Parnaíba; e muitos igarapés; Praias do Pontal e do Cutia; vários Portos; mangues; lagoas permanentes, atividade esportiva e pesqueira; e das vivências cotidianas com passeio de barco e canoas para trocas de experiências com o pescador, catador de caranguejo, de camarão e com marisqueiros/as. Os culturais, encontram-se diversas festas tradicionais; as festas religiosas; o museu das rendeiras e a contação de lendas, além da construção arquitetônica da igreja de Nossa Senhora da Conceição com inauguração datada de 1946 e o Alto da Santa Mãe dos Pobres.

Workshop: Reserva Extrativista do Cajuí
Dia 29 de agosto de 2011
PROGRAMAÇÃO
8h Inscrições 8h Café da manhã
8h30min Abertura: Apresentação cultural - Grupo Raízes do Nordeste (Vazantinha)8h45min Apresentação do projeto RESEX do Cajuí 
Maria de Fátima Vieira Crespo (Técnica Projeto Resex do Cajuí/CIA)
9h Palestra: Unidade de Conservação: criar para proteger.
Daniel Miranda Pinto de Castro (ICMBio/PHB)
10h Situação do processo de criação da RESEX do Cajuí
Silmara Erthal (ICMBio/PHB)
10h20min Espaço para perguntas 
Francinalda Rodrigues da Rocha (CIA)
11h30mim Almoço (Refeitório do Centro Pastoral São João Batista)
12h30min Plenária: Apresentação do Mapeamento dos recursos naturais na RESEX do Cajuí
Leandro Inakake de Souza (Técnico Projeto Resex do Cajuí/CIA)
13h00min Dinâmica: Formação de 3 grupos
13h10min Validação: Mapeamento dos recursos Naturais
Grupo I – Refeitório (Mediadores: Fátima Crespo/Paula)Grupo II – Auditório (Mediadores: Leandro Inakake/Francinalda)
Grupo III – Lado externo (Mediadores: Fabíola /Flávio)
14h Retorno a plenária – Encerramento
Fátima Crespo (CIA) / Leandro Inakake (CIA) / Fabíola Fogaça (EMBRAPA)
Veja no anexo PROJETO: “Sensibilização das Comunidades para o uso Sustentável dos Recursos Naturais na Ilha Grande de Santa Isabel – PI”.
AnexoTamanho
relatorio_parcial_110711.pdf4.5 MB
Postagem retirada do JornaldaParnaiba.blogspot.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...