terça-feira, 9 de agosto de 2011

Alerta: Parnaíba só tem bombeiros suficientes para uma praia


Corpo de Bombeiros de Parnaíba. Foto: Proparnaiba.com
Em virtude das denuncias que chegaram ao Proparnaiba dando conta da falta de homens do Corpo de Bombeiros na praia da Pedra do Sal no último domingo, dia 07, quando um jovem foi vítima de afogamento procuramos o major Sérgio para falar sobre o assunto.
Segundo relatou o oficial, houve uma fatalidade na Pedra do Sal quando um rapaz que não conhecia o risco de banhar próximo às pedras da praia caiu e foi jogado contra as rochas, sendo vitimado momentos depois. “Quando fomos informados do caso por volta das 13h30 foi deslocada uma guarnição que se encontrava em Parnaíba e os homens que estavam em Atalaia, na cidade de Luís Correia”, declarou o major.
Porém antes mesmo da chegada dos bombeiros, a maré lançou de volta o corpo da vítima para fora da água, o mesmo foi retirado totalmente por populares e amigos do rapaz.
Questionado pelo Proparnaiba o motivo pelo qual não havia uma guarnição na praia da Pedra do Sal naquela data, o major Sérgio disse que em Parnaíba o Batalhão dispunha apenas de efetivo para cobrir com segurança uma praia, no caso Atalaia em Luís Correia. “A temporada de férias é o período que temos o maior fluxo de turistas e por isso tivemos um reforço de Teresina...quando encerra o período aparentemente há um decréscimo de visitantes sendo que no primeiro final de semana, após o fim das férias aguardávamos que o fluxo fosse menor, mas houve um grande número de banhistas tanto na Pedra do Sal quanto em Atalaia”, revelou.
Conforme relato do mesmo, há um estudo para que tenha um reforço de Teresina para cobrir as outras áreas de banho, mas mesmo com homens suficientes trabalhando nas praias de Atalaia e Pedra do Sal, há necessidade de bombeiros também na Lagoa do Portinho em Parnaíba.
Jet-ski:
Sobre equipamentos apropriados para realizar salvamentos próximo às pedras, o major confirmou que o Batalhão de Parnaíba aguarda a chegada de um jet-ski. “O veículo está em vias de licitação, com ele será possível se aproximar da vítima com rapidez e segurança. Em 30 dias ou no mais tardar 45, deveremos estar recebendo-o”, pontuou o major Sérgio.
Em nota enviada pelo Governo do Estado no final do mês de maio o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí, coronel Manoel Santos, disse que já estava licitado um jet-ski para a unidade de Parnaíba, com previsão de recebimento para o mês de junho. “A ideia é que durante as férias de julho, período onde o número de ocorrências aumenta o equipamento já esteja em campo", disse o comandante na época.
A chegada do veículo para as férias escolares no litoral do Piauí foi reafirmada pelo comandante geral ao portal de notícias G1, após denúncias de falta de condições de trabalho para os homens da corporação. Posteriormente, Santos foi à imprensa informar que por “motivos burocráticos” o jet-ski chegaria apenas no dia 31 de julho, porém até esta data nada que foi declarado pelo coronel Manoel Santos aconteceu.
Denilson Freitas e Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...