domingo, 21 de agosto de 2011

Lençóis Parnaibanos: talvez a paisagem mais bela do litoral


Foto: Francisco Brandão/Proparnaiba.com
Uma das praias mais intrigantes do litoral do Piauí, a Pedra do Sal, tem ao lado um dos cenários mais belos e inexplorados da região, considerado como sendo os Lençóis Parnaibanos, uma proporção bem menor do já conhecido Lençóis Maranhenses.
Sem acesso convencional, para chegar nesta região é preciso um veículo 4 x 4 guiado por um motorista experiente para enfrentar dunas e caminhos pouco conhecidos da maioria dos parnaibanos, porém o cenário recompensa todo o esforço. No local além das dunas, é possível desfrutar de inúmeras lagoas formadas pelas chuvas que são verdadeiras piscinas naturais e do alto dos morros de areia se tem uma visão em 360 graus de boa parte da maior ilha do Delta do Parnaíba, a Ilha Grande de Santa Isabel.
Os rochedos e os aero geradores da Pedra do Sal pode ser avistados facilmente, o mar que banha a praia de Parnaíba e a vasta vegetação formada por carnaubais completam a visão privilegiada dos aventureiros. A região fica a 14 quilômetros em linha reta da Ilha das Canárias, a segunda maior do Delta do Parnaíba.
É nos Lençóis Parnaibanos que está o Morro do Gemedor, considerada uma duna acusticamente perfeita que desperta a curiosidade dos visitantes por emitir um som grave à medida que se pisa nela. O fenômeno do local nunca foi estudado, mas é cheio de lendas que envolvem habitantes antigos que teriam sido soterrados pela areia.
Um dado curioso é que nesta imensa paisagem em constante mudança natural, o Morro do Gemedor é o único que não há deslocamento. Do alto da maior duna dos Lençóis Parnaibanos, além da vista exuberante se tem, talvez, o pôr do sol mais bonito de todo os 66 quilômetros de litoral do Piauí.
Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...