segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Como o período chuvoso já está se encerrando, o esperado é que as chuvas não sejam muito intensas, mas o Norte do Piauí deve continuar concentrando o volume de chuvas no Estado. De acordo com o boletim de informações climáticas divulgado pela Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar), no mês de agosto, a intensidade das chuvas nessa região deve variar entre normal a acima da média histórica. A previsão pluviométrica para o mês é de cerca de 30 milímetros.
A causa principal que determinou a condição de chuvas acima da média no mês de agosto, especialmente no Norte do Piauí, foi atribuída à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que permaneceu por todo o período oscilando entre valores abaixo da sua posição climatológica, trazendo umidade e provocando chuvas.

Segundo detalhes técnicos da ocorrência de precipitação, há 35% de probabilidade de que as chuvas se comportem acima da média, 45% de que sejam normais e 20% de probabilidade de serem abaixo da climatologia. Como o período chuvoso já está se encerrando, o esperado é que as chuvas, ainda que superiores à média, não atinjam grandes acumulados.

Para o Centro e o Sul do Piauí, o prognóstico é de chuvas em torno da normal climatológica. Quanto às chuvas que aconteceram no Sul do Piauí neste mês de maio, o boletim informou que as mesmas foram provocadas por uma frente fria que veio da Bahia.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...