quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Professores de Parnaíba têm aprendizagem sobre turismo pedagógico



Professores e equipe técnica da capacitação.
No último sábado, dia 13, em Parnaíba, ocorreu a 2ª Oficina de Educação Ambiental para os professores das escolas municipais: Dr. João Silva Filho, Rui Barbosa, Evangelina Rosa e Fontes Ibiapina.
As atividades foram realizadas pela Comissão Ilha Ativa – CIA, através do Projeto Tartarugas do Delta, com parceria da Secretaria Municipal de Educação – SEDUC. Na primeira parte da oficina foi trabalhada a temática percepção, que se deu por meio de caminhada ecológica com os professores na praia de Pedra do Sal, onde de mãos dadas e olhos fechados, os professores foram guiados pela bióloga Werlanne Santana e direcionados ao mar para sentir os quatro elementos da natureza: água, terra, ar e fogo.
A atividade proporcionou aos professores vários sentimentos como recordação de sua infância, dos momentos vividos a beira do mar; medo, pois estavam de olhos fechados e não sabiam que obstáculos poderiam enfrentar; comunhão com os elementos da natureza, sentindo os pequenos detalhes que compõem e reconhecem que às vezes se faz necessário enxergar o mundo com os outros sentidos e que sem a visão pode-se perceber melhor tudo aquilo que nos rodeia. E ainda foi ressaltada a importância da confiança no próximo para seguir em frente, pois grupos unidos e com cooperação as atividades serão mais promissoras.
Na segunda etapa foram apresentadas as técnicas de reanimação das tartarugas marinhas encontradas no litoral do Piauí.  A monitora e a estagiária de campo do projeto demostraram como prosseguir e o que fazer caso alguém encontre um encalhe vivo de tartaruga marinha. Para isso foi realizada simulação de como é feito nas praias e também apresentado o processo de desova e quais os comportamentos realizados pela tartaruga fêmea para realizar a desova. E assim foi direcionado aos participantes como observar e demarcar os ninhos e ressaltada a importância do monitoramento no período reprodutivo e não reprodutivo realizado pelo projeto. Essa atividade proporcionou com que mais pessoas passassem a serem multiplicadores da ação, já que os professores vivem cotidianamente na região praiana e com os filhos do local.
Dando prosseguimento às atividades, a coordenadora de Educação Ambiental do Tartarugas do Delta, Francinalda Rocha, demostrou a importância de treinar os órgãos dos sentidos, trabalhando a percepção por meio de práticas lúdicas que poderão ser utilizadas dia-a-dia em sala de aula.  No decorrer das atividades os professores participaram de maneira dinâmica e descontraída e perceberam a importância de desenvolver ações que proporcionem a concentração dos educandos para o aprendizado e de como prepará-los antes da saída de uma aula de campo. “Através da brincadeira você pode incentivar o aluno a prestar atenção na aula. Trabalhar a percepção é fundamental para desenvolver o raciocínio dos alunos”, disse uma das participantes.
Finalizando as atividades do dia a professora do curso de Turismo da UFPI, Anette Santiago, apresentou a temática sobre o turismo pedagógico. A metodologia foi realizada a partir das seguintes questões: o que é turismo pedagógico? O que seria ludicidade? E o que é aprendizagem significativa?
Os professores deram sua opinião a respeito dos temas onde foi discutido e trabalhado conceitos de maneira interativa, bem como entendido que aspectos deverão ser considerados ao se planejar uma aula de campo. Para isso, foi feita uma ligação com todas as temáticas vivenciadas nesse dia de encontro.
“Agradecemos a receptividade da Escola Municipal Dr. João Silva por receber muito bem a todos os participantes e também a SEDUC pela sua prontidão na parceria e que o sucesso do trabalho com os professores depende dessas mãos que se acolhem”, pontuou Francinalda Rocha.
Ccom - Tartarugas do Delta.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...