segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Belezas naturais do Delta do Parnaíba estão em ameaça constante



Fauna e flora ameaçadas. Foto: Proparnaiba.com
A Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba sofre diariamente com crimes ambientais nas cerca de 70 ilhas ao longo de seus 2.700 km. A fauna e flora nas cinco fozes estão ameaçadas pela ação do homem. Falta cobertura suficiente na fiscalização por parte dos órgãos ambientais.
Em apenas um dia e percorrendo pequena parte dos igarapés da região, o Proparnaiba.com flagrou vegetação sendo desmatada, vários focos de incêncio e até um jacaré abatido. Segundo frequentadores e ribeirinhos, a madeira tem como destino a comercialização.
Fomos informados, por um ribeirinho que pediu sigilo quanto a sua identidade, que recentemente cerca de 50 guarás, ave símbolo do Delta do Parnaíba, foram mortas por caçadores de plumas. “Eles tiram as penas para vender em cidades do Maranhão e Piauí. Dizem que é pra fazer fantasias para escolas de samba e grupos de bumba-meu-boi”, revelou.
O Proparnaiba.com ainda encontrou adolescentes realizando a cata do caranguejo em meio às ilhas, a corda do crustáceo é vendida pelo preço de dois reais, mas em grandes quantidades a mesma é comercializada para o grande empresário por R$ 0,80. A iguaria chega ao consumidor final por um preço exorbitante, atualmente o caranguejo vendido em Parnaíba pelos atravessadores sai em média por R$ 7,00.
Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...