quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Chico do Caranguejo defende o transporte em caixas para reduzir mortalidade dos crustáceos


Em visita a Parnaíba nesta terça-feira (23) o empresário Chico do Caranguejo esclareceu a nossa reportagem alguns pontos que vem sendo pauta da mídia piauiense nos últimos dias a respeito do transporte de caranguejo.
O empresário informou que tem interesse em transportar o caranguejo de acordo com a regulamentação que for estabelecida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, para tal já mandou adaptar e seu caminhão para que coubessem as caixas para o transporte. Ocorre que até o momento ainda não foi regulamentado o que fica inviabilizado o transporte na forma recomendada pela Embrapa Meio-Norte, visto que apesar de reduzir a mortalidade dos crustáceos, o que é muito bom para sua empresa, na viagem de volta o caminhão não pode transportar mais nada porque vem ocupado com as caixas vazias, aumentando sensivelmente o custo do frete. É necessário que a exigência atinja a todos para que os custos fiquem iguais para os demais concorrentes.

No momento o empresário está se utilizado apenas um caminhão fazendo uma viagem por semana, mas estão colocando a culpa somente nele, por ser o mais conhecido e ter o seu nome “Chico do Caranguejo” vinculado a aquisição da espécie na região do Delta. Ele ressalta que tem dois correntes em Fortaleza que transportam caranguejo mais de uma vez por semana, mas todos acham que é ele, pois até a cor do caminhão é igual. Sem contar que existem outros compradores que levam caranguejo para Teresina e outras localidades.

Segundo informações do empresário ele já trabalha na atividade há mais de 20 anos e tem sido um defensor da atividade juntos aos seus fornecedores, tendo inclusive sido um dos poucos proprietários de barraca a ter recebido o selo "Caranguejo Verde" em Fortaleza. Seu caranguejo é adquirido em quase sua totalidade na Carnaubeiras, onde faz um trabalho preventivo de conscientização do catadores o que transformou na maior comunidade de catadores de caranguejo do Brasil e a que mais conserva os manguezais.

Tudo isso foi fruto de muito trabalho de conscientização. Anualmente, por ocasião do defeso do caranguejo, para evitar que seus fornecedores saiam para catar caranguejo, o empresário promove festas na comunidade com entrega de presentes para catadores, esposas e filhos desses trabalhadores.

Chico do Caranguejo faz um convite para que as pessoas entrem no site http://www.chicodocaranguejo.com.br/ para conhecer melhor o seu trabalho.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...