sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Prefeitura de Ilha Grande fecha escola na zona rural


Ismael Ferreira de Oliveira, secretário da Educação - Foto: Proparnaiba
O secretário da Educação do município de Ilha Grande no Piauí, reuniu na manhã desta quinta-feira (4), os pais dos alunos da Escola Hercílio de Paíva Furtado localizada na zona rural para comunicar o fechamento da escola e a transferência dos alunos para outras escolas do município.
O anúncio foi feito pelo secretário de Educação, Ismael Ferreira de Oliveira, que se fazia acompanhar pela supervisora de ensino, Ângela Maria Galeno do Nascimento e Darlan, operador de sistema do censo escolar.
Segundo o secretário, “a escola está sendo fechada porque a comunidade reduziu muito, devido o deslocamento de famílias para a cidade, em virtude de um conjunto do projeto Minha Casa Minha Vida. O MEC paga por cabeça de aluno e a escola que já no ano passado teve uma boa quantidade de alunos, conta com apenas 15 alunos nos três turnos. Nós temos cinco funcionários, então, não faz sentido a escola funcionar com essa quantidade de alunos, não está pagando nem os funcionários. Os alunos não vão ser prejudicados, o que estamos fazendo é apenas uma mudança, deslocando os alunos para outra escola, juntamente com os funcionários. Já está garantido carro escolar, as vagas dos alunos já estão garantidas e os funcionários serão todos colocados. Então, não há prejuízo nenhum para o aluno. Os alunos não irão perder o ano letivo”.
“A escola não vai ser abandonada como a gente vê em outras localidades. Em Parnaíba, por exemplo, uma escola próxima ao Porto das Barcas foi fechada e abandonada. Essa não é a nossa intenção aqui no município de Ilha Grande, nós queremos deixar a escola com outras atividades. A nossa intenção é transformar a escola num posto médico para atender a comunidade da Ilha das Batatas. A escola não vai ser abandonada, essa não é a intenção da nossa administração”.
Ângela Maria Galeno do Nascimento, supervisora de ensino esclareceu aos pais que esse ano o LSE – Levantamento da Situação Escolar do município não pode mais ser feito na escola porque não tem mais alunos e que a escola não vai mais ter PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola, pois, não vai fazer atualização cadastral. “O que vai haver, normalmente, é o cadastramento do censo dentro das escolas onde os alunos vão estar inseridos”, explicou.
Quanto à parte de material a supervisora explicou que o diretor da escola vai reunir o conselho da escola e falar sobre as informações repassadas na reunião e que em ata, será feito um termo de doação, num processo onde o diretor vai deixar a escola e fazer a doação para a Secretaria de Educação de todo material pertencente à escola.
A notícia não foi bem recebida pelos pais, por entenderem que, os alunos deveriam terminar o ano escolar para depois serem transferidos, evitando assim, traumas nas crianças que ficaram chocadas com o fechamento da escola.
O diretor da escola não quis se pronunciar. As professoras Dulce e Nazaré, muito emocionadas falaram sobre a situação.
A Escola Hercílio de Paíva Furtado fica na zona rural e atende as comunidades da Ilha das Batatas e Urubu.
Dora Rodrigues para o ProParnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...