terça-feira, 3 de julho de 2012

Mestranda da Unicamp realiza pesquisa com Rendeiras de Ilha Grande



Imagem: Proparnaiba
A estudante de mestrado pela Universidade de Campinas, São Paulo, Ana Carolina de Campos, trocou o conforto do lar para desenvolver sua pesquisa, que tem por base, o trabalho das rendeiras dos Morros da Mariana, no município de Ilha Grande do Piauí, próximo a Parnaíba.
A mestranda relatou ao Proparnaiba.com, que em busca por uma área de pesquisa, encontrou o trabalho das rendeiras do Piauí ao folhear uma revista, partindo daí, sua curiosidade. Foi então, que após muitas leituras sobre as rendas de bilro e sobre esta especialidade do artesanato piauiense, ela decidiu visitar o estado ano passado em busca do campo de investigação.

Ana Carolina de Campos estuda mestrado em Antropologia Social pela Unicamp (Universidade de Campinas), e atualmente está realizando uma vasta pesquisa dentro do ambiente de trabalho das rendeiras. A jovem está há um mês na cidade de Ilha Grande, morando na sede da associação de rendeiras.
A jovem disse que o Piauí a surpreendeu, que foi muito acolhida e é muito bem tratada pelas pessoas que estão ao seu redor. “O Piauí é um lugar de acolhimento, recepção e de muita troca”, afirmou Ana Carolina.
Em um dos trabalhos desenvolvidos tendo como foco a cultura piauiense, intitulado “O Toque dos Bilros no Piauí”, a jovem diz procurou através da pesquisa, entender os processos sensoriais no desenvolvimento da produção das rendas de bilro, enfatizando o som proveniente dos toques dos bilros, demonstrando que a experiência da produção possibilita um olhar para os diversos campos sensíveis atuantes na confecção das rendas e o envolvimento das mulheres rendeiras com sua produção. 
Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...