quarta-feira, 18 de julho de 2012

Delta do Parnaíba: o tesouro do menor litoral do país

Ele é o único delta das Américas, além de ser o único em mar aberto do mundo

Dunas do Delta do Parnaíba (Foto:Divulgação)
Com apenas 66 quilômetros de extensão, o litoral piauiense é considerado o menor do Nordeste, bem como de toda a costa litorânea brasileira. Contudo, apesar da pouca extensão, as paisagens compostas pelas praias, fauna e flora guardam belos monumentos histórico-turísticos, que atraem visitantes de todas as partes do mundo. Dentre as excentricidades existentes no local, uma delas encontra maior destaque: o Delta do Parnaíba, o único das Américas e o único em mar aberto do mundo. 
O Delta do Parnaíba está situado entre os estados brasileiros do Piauí e do Maranhão. Formado pelo Rio Parnaíba, com 1.485 quilômetros de extensão, o Delta desdobra-se em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais. 
Formado pelas cidades de Buriti dos Lopes, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Parnaíba, a região que compreende o delta possui um roteiro inesquecível para os turistas que se aventuram ao desvendar as suas belezas. Além de apreciar as suas formas naturais, os visitantes têm nos esportes radicais e no ecoturismo mais uma forma de entretenimento.
Conhecida como a capital do Delta, a cidade de Parnaíba fez do Piauí a quarta economia do país, durante os séculos XVIII e XIX. Além dos atrativos turísticos proporcionados pelas belezas naturais do local, o município oferece aos visitantes outras opções, a exemplo do complexo do Porto das Barcas, a Lagoa do Portinho, entre outros.
A rota das emoções
Kitesurf no Litoral piauiense(Foto: Regis Falcão)
Envolvendo paisagens turísticas de três estados, a rota das emoções reúne em um só passeio belezas naturais que misturam praia, ecoturismo e muita aventura. Composto pelas belezas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (Piauí) e o Parque Nacional de Jericoacoara (Ceará), a rota apresenta um ecossistema variado, possibilitando aos visitantes a prática do surf, kitsurf, entre outros esportes ligados à natureza.


O roteiro integrado entre os estados é resultado do Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização - 1ª edição,  implementado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae) em parceria com o Ministério do Turismo. Desde 2005, lideranças locais, empreendedores e entidades trabalham unidos para o desenvolvimento integrado desta região, promovendo o turismo, a promoção do artesanato e da culinária local.
O roteiro tornou-se tão famoso que, em 2009, a Rota das Emoções foi eleita o Melhor Roteiro Turístico do país, concedido pelo Ministério do Turismo, durante o 4º Salão do Turismo, maior evento turístico da América Latina.
Edição: Jornal da Parnaíba | Por Thamirys Viana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...