sábado, 21 de julho de 2012

Festival gastronômico acontece no litoral piauiense

Festival Gastronômico Sabores do Litoral - Foto: divulgação


O preço dos pratos do festival são padronizados

Prossegue até o final deste mês, em doze restaurantes dos municípios de Parnaíba, Ilha Grande e Luiz Correia, o Festival Gastronômico Sabores do Litoral – evento que teve início na noite de ontem (18), em paralelo à Fepeme Regional de Parnaíba e ao Festival Cultural do Projeto Parnaíba Cidade Criativa.

Participam deste festival nove empresas de Parnaíba – Restaurante e Pizzaria Comilão, Restaurante e Pizzaria Prataggi, Restaurante Confraria do Paladar, Restaurante Cantinho do Camarão, Restaurante Caranguejo Expresso, Restaurante Delícia Caseira (Hotel Delta), Pizzaria Porto das Barcas, Restaurante Bamboo’s (Hotel Pousada dos Ventos) e Pizzaria Bell’ Itália

Duas empresas de Ilha Grande também fazem parte da ação: o Restaurante Delícia de Caranguejo e o Restaurante Sabores da Ilha. A única empresa representante de Luiz Correia é o Restaurante Rio Poty Hotel Praia.

Na noite de ontem (18), foi realizado o evento de apresentação e degustação dos pratos elaborados para o festival, a partir de consultoria realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí. A consultoria gastronômica teve à frente o chef piauiense Reginaldo Arêa Leão, que tem larga experiência no segmento.

O chef Reginaldo destaca que ao se organizar um festival já se antecipa um grande resultado, que é a reeducação do empreendedor. “Melhora imediatamente a qualidade do serviço e as pessoas entram num processo contínuo de aprendizagem. O resultado é extremamente positivo”, afirma.

“O que trazemos de inovação num evento como este vai desde o processo de elaboração dos pratos até a apresentação”, diz o consultor gastronômico. “Especificamente aqui no litoral, fizemos um processo de redução de molhos e inclusão de frutas (a exemplo do caju), além da utilização de outros produtos como mel, castanha e ervas finas”, acrescenta.

A consultoria gastronômica também teve foco na redução de gorduras. “Com o uso de quantidades balanceadas de gordura e sal contribuímos para disseminar hábitos cada vez mais saudáveis no que se refere a alimentação. Um cardápio mais light agrada a todos os gostos”, destaca o chef Reginaldo.

Além disso, durante a consultoria os empresários e colaboradores dos meios de alimentação que participam do festival aprenderam técnicas seguras de armazenamento de alimentos e, ainda, receberam dicas de pré preparo para agilizar o serviço e, com isso, reduzir o tempo de espera por parte dos clientes. Outro ponto enfocado foi a organização do ambiente de cozinha.

“Esta não é a primeira vez que participo do festival. Em outra oportunidade desenvolvi um prato que até hoje é o carro chefe de vendas em meu estabelecimento, e tenho certeza que este venderá muito mais”, diz entusiasmada a empresária e chef Glícia Maria Pinto Gazze, da Pizzaria Porto das Barcas. Glícia desenvolveu para esta edição do evento o prato Gororoba de Camarão do Porto – receita a base de camarão, creme de leite e queijos.

O preço dos pratos do festival são padronizados e custam R$ 18,00 cada, em todos os restaurantes participantes, até o final do evento, em 30 de julho.

Concurso

As receitas elaboradas para o festival passaram pelo crivo de uma equipe de jurados formada pelo presidente da Associação das Empresas de Turismo da Rota das Emoções, Aetre, Joaquim Vidal Araújo; da nutricionista do Sesc, Renata Carneiro; do presidente da Associação Comercial de Parnaíba, Luiz Pessoa; da empresária Andreia Arraes, proprietária do Andreias Buffet; do empresário do segmento de turismo, Edilson Galeno; dos gerentes do Banco do Nordeste, Luiz Antonio Beliche, e do Banco do Brasil em Parnaíba, Edilson Rodrigues.

O resultado do concurso será divulgado na próxima segunda-feira (23), às 15h30, na sede do Sebrae em Parnaíba.


Edição: Jornal da Parnaíba | Por: Thamyres Sousa/Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...