quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dilma veta seguro-desemprego aos catadores de caranguejo no período do defeso

Caranguejo-Uçá do Delta do Parnaíba - Foto: Mikaella Cerqyeira

A presidente Dilma Rousseff vetou projeto de lei que daria aos catadores de caranguejo o direito a receber o seguro-desemprego durante o período do defeso, quando o animal não pode ser capturado. A extensão do benefício aos catadores de caranguejo foi proposta pela deputada federal Elcione Barbalho (PMDB-PA) e convertida em projeto de lei complementar, aprovado em junho pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

Na mensagem de veto, publicada hoje (18) no Diário Oficial da União, a presidente argumenta que a concessão do benefício aos catadores de caranguejo “causaria insegurança jurídica em relação a algumas categorias de pescadores artesanais”. A decisão pelo veto foi baseada em parecer do Ministério da Pesca e Aquicultura.

O benefício é concedido ao pescador profissional que exerce a atividade de forma artesanal, individual ou em regime familiar, segundo o Ministério do Trabalho. O chamado seguro defeso é pago pelo governo a cerca de 500 mil pescadores durante os quatro meses em que a pesca fica proibida para permitir a reprodução das espécies. Os beneficiários recebem um salário mínimo por mês durante o período.

Jornal da Parnaíba | Com Informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...