domingo, 29 de julho de 2012

PR diz não a PT e PSDB - PARTE 3

NOTA DE ESCLARECIMENTO 
sobre COLIGAÇÃO PARTIDÁRIA

O Sr. Alex Lauriano Alves da Silva, hoje candidato em Ilha Grande-PI, disputando o cargo de Gestor Município deve uma explicação aos seus filiados e ao povo de Ilha Grande-PI. 

Política se faz com consciência, sabedoria, análise, decisão, audácia, coragem, liderança e por quem acredita exclusivamente no povo. 

Desde abril de 2011, Alex Lauriano Alves da Silva cogitou ser pré-candidato a Prefeitura do município de Ilha Grande-PI, visto o perfil e as fichas prévias dos candidatos. Acreditava-se no princípio: ninguém nasce com voto e para ser votado precisamos ser candidatos. 

Continuando:

No dia 20 de junho de 2012, todos se reuniram à Rua São Paulo, nº 505 para apreciar a pesquisa. Após apreciação conturbada, o Sr. Alex Alves solicitou junto ao grupo tempo para tomar uma decisão sobre a coligação e agora sua pré-candidatura sendo posta ao cargo de Vereador. Mas, não ficou decidido nada definitivo acerca da coligação proporcional.   

Na quinta-feira, dia 21 de junho de 2012, o grupo do PR se direcionou até o senhor Magno Brito para protocolar o Ofício nº 03/2012/DCOLE:



Ilha Grande-PI, 21 de junho de 2012.
A sua Excelência o Senhor
MAGNO ANTONIO BRITO COSTA
Presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT
Rua da Gloria, 590, Centro.
64.223-000 – Ilha Grande – PI.

Assunto: Reunião Interpartidária para definição e aprovação de coligação.

Senhor Presidente,

O Partido da República, por seu presidente ALEX LAURIANO ALVES DA SILVA, brasileiro, solteiro, bacharel em Direito, com cédula de identidade/RG nº 2.160.156 SSP-DF, inscrito no CPF sob nº 001.154.811-84, residente e domiciliado à Rua São Paulo, nº 505, Centro, Ilha Grande, Piauí, vem formalizar este documento para a egrégia agremiação partidária pelos fatos e motivos adiante:
Foi apresentado às 20horas40min à Rua São Paulo, nº 505, Centro, deste município, a pesquisa realizada a pedido dos Interpartidários genuínos dessa coligação, PT, PP, PTC, PRB, PR, PDT e PTB. Após apreciação foi concedida a palavra a todos os presentes para opinarem sobre a composição de chapa majoritária definitiva.
A chapa ficou formada por Cassunete indicado ao cargo de Vice-Prefeito e Magno Brito ao cargo de Prefeito.
O posicionamento do PR foi não cumprir, como definido na primeira reunião, com a palavra de que apoiaria a coligação após a pesquisa independente do resultado. Dentre as justificativas pertinentes salienta-se que o PR não anseia desvalorizar o trabalho agressivo, natural e espontâneo de um ano antes da data das convenções. O PR sempre esteve disponível para debates político-partidários e somente num momento próximo às convenções é que o debate é proposto. Que partidos políticos são esses de Ilha Grande - PI que só funcionam INTERPARTIDARIAMENTE nas eleições?
A união é sempre exponencial numa eleição. É praticamente impossível ganhar uma eleição sem coligar-se, principalmente diante da atual conjuntura. Mas, quando há união, há perca de espaços, é preciso ceder e nem sempre as composições satisfazem. Argumenta-se isso visto que o Partido tem um foco, um objetivo e um ideal que é puramente vencer as eleições como sempre o fez.
Todo o preparo, trabalho e articulação realizados pelo PR foi posto em xeque para apoiar a Coligação entre PT, PP, PTC, PRB e PTB. Depois de grande exaustão e explanação de argumentos para o convencimento de que PR e PDT continuassem na coligação, o PR solicitou um prazo para responder ao pedido de compor a coligação.

 Argumentos para manutenção na coligação:
Procurando a objetividade, o Sr. Presidente do PR num eventual apoio à coligação em lide, registraria candidatura ao cargo de Vereador. Diante disso o PR e o PDT ficariam a disposição para: 
a) Oferecer suporte no registro de candidaturas, sem custo de mão de obra e custo de material orçado em R$ 30,00 (trinta reais): 2 (duas) resmas de papel e tinta para cartucho cor preta. 
b) Oferecer suporte na estruturação da Coordenação de Campanha. Isso não significa ser o Coordenador de Campanha. 
c) Apoio estratégico e organizacional para o desenvolvimento da campanha. 
d) Apoio motivacional para a coordenação de militância. 
e) Apoio na elaboração do Plano de Governo. 
f) Sugestão da denominação da Coligação Proporcional: “É preciso mudar” e Coligação majoritária: “Ação com Transparência”. 
As exigências do PR e PDT é que a Sra. Secretária do PT, MARIA DA GUIA DE SOUSA COSTA seja indicada como Madrinha desses dois partidos, afim de que ela articule a melhor coligação para nós visto que serão encontradas diversas dificuldades para satisfazer todos os interesses. Salientamos também que temos uma preferência a compor coligação com o PP caso não seja oportuno uma composição com o PT.
Pontuar que PR e PDT não precisam ficar necessariamente juntos numa mesma coligação e que a candidatura do Sr. Bento Alves do PDT pode ser suprimida, desde que sejam articulados os motivos. 
O PR e o PDT estão convencidos de que Cassunete é um bom Vice e pode ser fundamental para a vitória visto o trabalho já demonstrado. Salientar que no Projeto “Adote um Vereador” proposto pelo PR de Ilha Grande-PI, à Camara Municipal o Sr. Alex Lauriano Alves da Silva, adotou o Vereador Cassunete no dia 04 de junho de 2012, coincidentemente o nosso Vice.
Numa potencial composição com outros partidos que não sejam os genuínos PT, PP, PTC, PRB, PR, PDT e PTB, sejam reconhecidos os componentes do grupo que valorizou a coligação até então definida.
Que não seja acomodado o posicionamento de potencial desarticulação entre os candidatos da coligação.
Após a vitoriosa a coligação ora definida extingue-se e ficam os compromissos firmados para a gestão. Ao ser eleito ao cargo de vereador, o PR coloca à disposição para suplência o cargo e reivindica a/o:

a)    Gestão da Secretaria de Turismo com autonomia total e segurança de execução de projetos.
b)    Apoio e formação de base para a pré-candidatura a Deputado Estadual do Sr. Alex Lauriano Alves da Silva do PR. Que pode servir para um potencial apoio a Deputados do PT em caso de coligação nas eleições de 2014.
c)   Comprometimento do Sr. Magno Brito com a capacidade de Gestão já demonstrada por ele na Eletrobrás e não romper com o Vice-Prefeito.
d)    Que todos os oportunistas que se apresentarem após a vitória não sejam mais valorizados do que os fiéis militantes da coligação.

Visto que as convenções do PR se aproximam é necessário conhecer imediatamente:
a) O nome da coligação proporcional; 
b) O nome da coligação majoritária. 

Certos do Vosso pronto e habitual atendimento.
Pede-se urgente deferimento.
 _________________________________________________
Alex Lauriano Alves da Silva
Dirigente do PR de Ilha Grande-PI
_________________________________________________
Agnaldo José Pereira Alves
Secretário Geral do PR Ilha Grande-PI

Neste dia em que foi feito o protocolo, no qual o PR acatou a decisão de manter a palavra e apoiar o que foi decidido na pesquisa, o Sr. Magno Brito elencou que havia conversado com o Dr. Hélio para uma possível coligação. Essa informação deixou os membros do PR um tanto quanto confusos, pois o posicionamento era de que o vice sairia da coligação que já estava em processo de negociação.

No dia seguinte ao dia do protocolo, dia 22 de junho, às 21hs todos os partidários que estavam em negociação se reuniram à Rua São Paulo, nº 505 para discussão sobre a formação da coligação majoritária e proporcional. Ficou decidido que a coligação majoritária seria formada por Magno Brito, pré-candidato a Prefeito e Cassunete, Vice. Alex Alves sempre frisou que ficasse decidido como seria a coligação proporcional, já que a esta altura sairia não mais como Prefeito e sim como Vereador e por estar a um dia da sua convenção. Se fazia necessária, por tanto, uma definição sobre a coligação proporcional.
Abaixo, fotos da reunião da coligação formada.




Ao final de tudo. Chuva para abençoar essa coligação.


Vale frisar que antes dessa decisão o Presidente do PMDB, Meu Santo, ainda cordialmente tentou articular  união com o PR, mas não foi convincente pelo fato de já estar em conversas adiantadas e também em respeito ao que foi firmado entre PR e PT.

No dia seguinte ao da reunião que culminou com a coligação, iniciaram-se os trabalhos para a solenidade da convenção do PR. Na convenção, com a presença do ilustre Deputado Estadual João de Deus (PT), foi ratificada a decisão de fazer parte da coligação formada pelos 6 partidos que haviam se unido (Marcos do Gogô - PTB não compôs a coligação).

A semana seguinte, o foco era o preparo para a convenção do PT. Trabalhou-se com a Diana para articular a coordenação da campanha, os organogramas e tudo o que deveria ser atribuído a imagem do Magno para que ele fosse visto como um grande candidato.

Um ponto importante a evidenciar é que o Vereador Francisco das Chagas Vaz dos Santos  do PP, vulgo Cassunete, avisou no dia 27 de junho de 2012 para que o Sr. Magno Brito preparasse um Vice pois havia um processo que podia atrapalhar a coligação no futuro. Alex Alves informou ao Cassunete que ele não desanimasse pois existia recurso para potencial impugnação. Cassunete teve a generosidade e hombridade de salientar que um processo no meio de uma campanha é muito desgastante e não gostaria de causar nenhuma incompreensão por parte dos mais exaltados com ele. Portanto é preciso analisar que Cassunete não é vilão de coligação alguma.  

Alex Alves ficou responsável pela apresentação da Convenção do PT, que foi realizada no dia 30 de junho de 2012. 

No desenvolvimento das atividades para a Convenção do PT e faltando um dia para a sua realização, o cenário muda totalmente surpreendendo a todos. Nesse momento, o PT sela aliança com o PSDB e Cassunete desiste de se candidatar a Vice-Prefeito, indicando o nome de Alex Alves (terceiro colocado nas pesquisas e nome que aparece após o do Cassunete) para o cargo.  Mas, como o desejo deles de vencer foi mais evidente e a força que o PSDB somaria com o PT seria estrategicamente triunfante e para não atrapalhar mais as decisões do PT e partidos coligados, aceitou-se a coligação feita unilateralmente por ele, Magno Brito e previamente negociada por telefone. No entanto, o grupo já estava convicto de que brigar mais uma vez seria desnecessário. Ora, os homens que administram os partidos políticos são adultos e sabem o que é melhor para eles, mas quando a decisão é em prol do povo, há dúvidas. O que resultou dessa aliança realizada pelo PT de última hora é que o partido da Prefeita Joana D'Arc ficou responsável por indicar um nome para o cargo de Vice-Prefeito.


Desconfiados dessa negociação e do telefonema nos direcionamos até a residência do Sr. Batista Gregório para evidenciar a negociação e ele falou que não estava nada decidido ainda, pois a Joana D'arc não poderia ser candidata visto que esta não se desincompatibilizou do cargo e salientou ainda que seria escolhido no sábado dia 30 de junho de 2012 quem seria o candidato a Vice do Sr. Magno Brito.


Importante frisar que o PR e PDT aceitaram a coligação com o PT visto que brigar mais uma vez depois de quatro polêmicas e exaustivas reuniões não seria o correto. Aplaudimos pois tacitamente a decisão nossa seria vencida, pois PT, PTC e PRB (3) venceriam os votos de PR e PDT (2). Atrasando mais ainda a decisão daquilo que já esperávamos estar decidido.

Muitos vão argumentar que Alex Alves é covarde:

Covardia é um vício que, convencionalmente, é visto como a corrupção da prudência, oposto a toda coragem ou bravura. É um comportamento que reflete falta de coragemmedotimidez, poltronice; fraqueza de ânimo e ainda ânimo traiçoeiro.

É o oposto de bravura e de coragem. É algo que força a pessoa a não tentar, a não lutar por simples medo, por indecisão, por fraqueza. É deixar de fazer algo, desistir, abandonar pela metade pela falta de confiança em si próprio. É atacar sabendo que o adversário não poderá defender-se.

Nós do PR e do PDT tivemos coragem de dizer NÃO.

Na balança o que é mais fácil? Acatar e permanecer calado, ou sair e argumentar os fatos. A ilha está assim por falta de discussão, de intromissão no que é público, de omissão e covardia.

Os mansos herdarão a terra e não os exaltados.  Manso quer dizer conhecimento, racionalidade, humanismo e justiça. Os exaltados gritam, esperneiam, julgam-se mais corretos que os outros, não erram e fazem muito para agradar no imediatismo mas não ao longo prazo. Os mansos são chatos, analisam, pensam e no simples  tenta argumentar o óbvio, os argumentos são poucos pois não conseguem convencer pela mentira, preferem não gritar, pois sabem que podem perder a razão. 

Não temos nada contra o seres humanos e cidadãos de Ilha Grande-PI que compõem o PSDB e o PTN. Pois são pessoas maravilhosas, gentis e muito receptivas, mas como GESTORES falharam por ironia do destino, por falta de competência nos atos administrativos, planejamento maduro e assaz ousadia.

Em analogia o PR e PDT creditaram fé na gestão de Paulo Rogério e Joana D'arc e sabemos do sacrifício que foi vencer as eleições. Mas quando plantamos uma árvore e essa árvore não dá frutos e muito menos sombra é preciso arrancá-la e não continuar adubando.     
Durante a madrugada elaborou-se o que acreditaria ser o último ofício da jornada para formalizar uma coligação entre o PT e partidos coligados PTC e PRB, pois PP, PR e PDT abandonariam a coligação "Juntos em defesa da Ilha".
Fonte/pr22ilhagrandepi.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...