domingo, 29 de julho de 2012

PR diz não a PT e PSDB - PARTE 2

NOTA DE ESCLARECIMENTO 
sobre COLIGAÇÃO PARTIDÁRIA

O Sr. Alex Lauriano Alves da Silva, hoje candidato em Ilha Grande-PI, disputando o cargo de Gestor Município deve uma explicação aos seus filiados e ao povo de Ilha Grande-PI. 

Política se faz com consciência, sabedoria, análise, decisão, audácia, coragem, liderança e por quem acredita exclusivamente no povo. 

Desde abril de 2011, Alex Lauriano Alves da Silva cogitou ser pré-candidato a Prefeitura do município de Ilha Grande-PI, visto o perfil e as fichas prévias dos candidatos. Acreditava-se no princípio: ninguém nasce com voto e para ser votado precisamos ser candidatos. 

Continuando:

A reunião com o PT aconteceu no dia 15 de maio de 2012, à Rua São Paulo, nº 505, Centro, Ilha Grande-PI. Entre os argumentos, foram destacados os motivos pelos os quais Alex Alves não abriria mão de ser pré-candidato a prefeitura e que o PT precisaria de um argumento que convencesse o PR a coligar-se e assim desistir da candidatura ao cargo de Prefeito.

O filiado do PT, Rui, de forma enérgica, ponderou: "todos querem ser prefeito, todos querem o bem de Ilha Grande-PI, mas ninguém quer ceder nem para ser vice!" 

O grande problema era a insegurança de tomar uma decisão precipitada que incluía desistir de todo um trabalho já consolidado para a oportunidade de sair candidato a Prefeito. Pois, após 8 anos de espera, promessas, orgulho, vaidade, centralização, oportunismo e humilhação estava sendo difícil compreender o porque que diálogos partidários só acontecem na véspera de registrar candidatura. A Convenção do PR estava marcada para o dia 23 de junho e o grupo não abriria mão por causa da falta de decisão dos políticos de Ilha Grande-PI. Daí uma preocupação que perpetua-se: "Homens públicos que se julgam políticos mal conseguem tomar decisão internamente, para o seu partido, imagine como serão as decisões para o município?"

No final de maio, dialogou-se com o PSDB, na figura do Henrique Sertão, que numa conversa muito positiva ofertou diversas certezas e definições. Naturalmente é de se reconhecer que Henrique Sertão é diplomático e politicamente sedutor com sua retórica. Mas, essas qualidades não convenceram a primeira impressão, já que é necessário cautela e apreciação posterior do que foi ofertado. Nesse diálogo, o PR esperava que o PSDB direcionasse apoio, mas apoiar o Sr. Magno Brito ou Dr. Hélio seria mais excitante.

No dia 13 de junho, o PR é convidado a participar de uma reunião com o PT e outros partidos para uma possível coligação, de acordo com o Ofício 009/2012. Após debate entre o grupo da Comissão Provisória decidiu-se que o mais conveniente seria ser vice do Magno, pois acreditava-se que Cassunete e não somente ele, mas também Paulão, Edmundo e Jaime, correriam o risco de serem inelegíveis devido irregularidades encontradas na gestão da Presidência da Câmara.

Quando o PR chega para a reunião na Colônia de Pescadores Z-7 encontra-se com outros partidários e um tenso diálogo começa. Desse tenso diálogo, ficou decidido que seria feita uma pesquisa de opinião pública sobre os possíveis pré-candidatos a Prefeito, dentre eles: Magno Brito, Cassunete, Marcos do Gogô e Alex Alves. Dessa pesquisa sairiam os nomes para Prefeito e Vice da coligação. Mesmo o candidato do PR, Alex Alves, ter votado contra a pesquisa e pedido para que as decisões ali tomadas ficassem registradas em ata, nada disso foi acatado e o desvalorizaram, pois não seria necessário registrar coisa alguma porque, na opinião deles, políticos deveriam ter palavra. Sobre a pesquisa, o PR deu seu posicionamento de que permaneceria na coligação independentemente de seu resultado.

Alex Alves acredita que decisões precipitadas podem levar a locais indesejáveis e condições frustrantes. Pensou, analisou e protocolou no dia 14 de junho de 2012 o Ofício nº 02/2012/DCOLE, com o seguinte teor:


Ilha Grande-PI, 14 de junho de 2012.
A sua Excelência o Senhor
MAGNO ANTONIO BRITO COSTA
Presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT
Rua da Gloria, 590, Centro.
64.223-000 – Ilha Grande – PI.

Assunto: Reunião Interpartidária para composição cargos e coalizão política.

Senhor Presidente,

O Partido da República, por seu presidente ALEX LAURIANO ALVES DA SILVA, brasileiro, solteiro, bacharel em Direito, com cédula de identidade/RG nº 2.160.156 SSP-DF, inscrito no CPF sob nº 001.154.811-84, residente e domiciliado à Rua São Paulo, nº 505, Centro, Ilha Grande, Piauí, vem formalizar este documento para a egrégia agremiação partidária pelos fatos e motivos adiante:
Foi apresentado às 20horas08min na sede da Colônia de Pescadores Z-7, Avenida Martins Ribeiro em afeto ao ofício nº 009/2012, convidando o Partido da República que concomitantemente representa o Partido Democrático Trabalhista, um projeto político para o Partido dos Trabalhadores do qual foram elencados os seguintes pontos:   

O que é ser vice?
É uma figura que pode se encaixar em diversas situações. Por exemplo, o vice-presidente de um país é um homem ou mulher que substitui o presidente em situações em que este está impedido, seja por viagem, doença, óbito ou impeachment.
O Vice-Prefeito auxiliará o prefeito, sempre que por ele convocado para missões especiais e conselhos.
Mas pode ser mais específico, para honrar o salário que recebe em respeito ao contribuinte.

Argumentos democraticamente discutidas entre PR e PDT:
a)      Coligar-se com Magno é vantajoso, pois defendem as mesmas ideias. Além de a ideologia partidária seguirem a mesma linha.
b)      A participação e os 90% de chance de perder as Eleições 2012 reverte-se em vitória para o PT e consequentemente nossa.
c)      A longo prazo é mais vantajoso e menos dispendioso, poishaveria um rateio mais proporcional de despesas.
d)     Material humano e militância ganha em superlativo, pois mais pessoas estariam envolvidas e concentradas no objetivo comum.
e)      Ameniza características consolidadas: pedância, arrogância, orgulho, vaidade e egoísmo.
f)       Vereadores do PDT e PR seriam custeados cada um por suas siglas, deixando o PT mais confortável para assegurar o investimento a seus candidatos.


Proposta política para o primeiro momento de negociações entre PT, PR e PDT.
Quero sempre reverenciar o grupo, a executiva do PR e saudar que a compreensão para as negociações com o PT advém do diálogo da cúpula decisiva do partido. Nosso partido é feito de pessoas, por isso aqui as ideias tem valor. Juntamos a força de cada cidadão para atingir objetivos. E a nossa maior fonte é a inspiração. Que inspiração é essa? Ver esse município muito melhor.
Quero elucidar que na ultima conversa muito positiva entre PT e PR, ficou a pertinente e deliciosa indagação ofertada por um dos formadores de opinião do PT local (Rui): quem vai ceder a vice? Pensamos com muito carinho e generosidade a proposição intuitiva e chegamos a conclusão que será ofertada a seguir. Como estamos lidando com poder, gestão e tomada de decisão elencamos que:
  1. Vice-Prefeito: pilar básico da negociação. Sem esse item não há negociação e o cenário volta a ser de Prefeito.
  2. Acesso livre as informações da gestão.
  3. Escritório ou gabinete do vice-prefeito custeado estruturalmente pela gestão, evidenciando no que couber o orçamento.
  4. Cargo à Secretaria de Turismo.
  5. Criação da Secretaria de Patrimônio de Ilha Grande – PI.
  6. Ceder uma secretaria para a oposição.
  7. Possui dois candidatos a vereador: Coligação com o PT para proporcional. 
a)      Uma Mulher pelo PR – G.F.N. nº 22013
b)      Um homem pelo PDT – B.A.S. nº 12013
  1. Vantagem: seu Zequinha forte aliado na articulação entre os comerciantes e empresários de Ilha Grande-PI
  2. Excetuando-se os efetivos, qualquer vereador eleito não poderá cumular cargos.
Ex. Vereador é secretario de comunicação.
  1. Departamento Especial da Mulher: Políticas públicas mais agressivas para a mulher ilhagrandense, coisa que no governo da “mulher” não foi feito de forma adequada e precisa.
  2. Coordenação e equipe sem paixões. Escolha de Delegados observados a disponibilidade, conhecimento, lealdade, proatividade e emocionalmente equilibrado.
  3. Não foi cogitado em nenhum momento assumir a gestão. Estamos dispostos a ver o PT e o que já determinamos como nosso candidato Magno Brito a se perpetuando nessa cidade. Mostrando o seu valor e dignificando todo o seu esforço e pulso na emancipação e liderança do PT local. O Governo Dilma, a Câmara e o Senado pode ser um grande trunfo para o desenvolvimento e consequentemente o pagamento de dívidas.
Ações exponenciais:
  1. Caso o PT garanta 40 pessoas nos bairros Tatus, Barro Vermelho e Labino. O PR garante a movimentação do Tatus. Contribuímos com uma viagem de ônibus (ida e volta). Para a convenção do PT dia 30 de junho de 2012.
  2. Coordenação para registro de candidaturas e revisão de atas.
  3. Construção de uma equipe para elaboração de recibos eleitorais.
  4. Retirada de CNPJ de todos os partidos coligados.
  5. Garantia de Estrutura e investimento para consolidação da vitória. Que se consubstancia em organização e transpiração.

Slogans para confecção de faixas de apoio para convecção e primeira quinzena das Eleições:
a)      O PR acredita no PT. O 22 acredita no 13.
b)      Em 2012 vote no 13. E comece 2013 mais feliz.
c)      O vice que a Ilha Precisa com o Prefeito que a Ilha quer. Mago Brito é 13

Diante das circunstâncias e considerando os posicionamentos e tomadas de decisões da Reunião manifestamos:
a)      Repúdio à reunião, visto que os interesses pessoais e subjetivos sobrepuseram à ponderações político-partidárias.
b)      Repúdio à desvalorização de propostas em deferência ao discurso conservador da quantidade de intenções de voto.
c)      Repúdio a pré-candidatura a cargo Majoritário do Sr. Marcos Oliveira Cunha, Marcos do Gogô, do PTB, visto que o mesmo não articulava intenções anteriormente.
d)     Repúdio a apreciação e execução da pesquisa (o PR votou contra a pesquisa, defendendo a tese de que economicamente e tempestivamente era inviável e que poderia ser executada em outro momento, na eleição) e não valorização da postura do PR, que abriu mão da majoritária para ser vice.
O PR e PDT não esperavam que o conteúdo da reunião conspirasse contra o anseio do PT que é a coalizão e a composição de uma chapa que valorizasse o posicionamento do candidato Magno Brito e fosse fortalecida por candidatos a vice.
Nós do PR e PDT entendemos que o candidato do PT não precisa de pesquisa e demonstração de que tem perfil para defender propostas e assegurar o voto cativo e articular novos adeptos para a consolidação da vitória a majoritária.
Entendemos que o PT perdeu a oportunidade de declarar um posicionamento mais firme e que a briga ficasse para a definição da vice entre Alex Lauriano (o único que desde o início da reunião se posicionou em abrir mão da majoritária para ser o vice do PT), Cassunete e Marcos do Gogo. 
Sentimos que os nossos esforços foram ridicularizados diante do semblante do oportunismo e sarcasmo em realizar oportunista pesquisa que vai servir apenas para verificar as custas do PT e boa vontade do Sr. Magno Brito como estão posicionados os que aceitaram e estimularam a pesquisa.
Todo o pensamento positivo em articular e debater uma vice para o candidato a prefeito do PT, Magno Brito foi frustrado. Pois imaginávamos a valorização da coerência pela generosidade e humildade em já colocar o PT como majoritário e articular a vice.
O PR e PDT afirma que diante do cenário atual acredita no grupo e ideais do PT para as eleições 2012, mas perde a empolgação quando observa fragilidade e aceitação de oportunismo nas decisões que o partido deveria impor e obedecer ao Estatuto. O partido político é o elo entre a sociedade e o poder, como colocar a população que não participa das decisões partidárias e nem filiadas são para decidirem quem serão seus candidatos? Quando Alex Lauriano reverenciou assinarem um compromisso, foi debochado,e ridicularizado. Por conhecer o estatuto do PT, preferiu calar-se diante da falta de respeito aos ideais, o conhecimento e ao voluntarismo.
O Estatuto do PT é claro no seu art. 140, mesmo que seja para os filiados do PT, a coligação será com o PT, logo entendemos que um compromisso para todos é válido. O art. 142 prevê o que foi elencado pelo presidente do PR de examinar o pedido de indicação a pré-candidatura, e o parágrafo 1º do art. 142 diz que aplica-se as mesmas regras para o vice. Quando existir mais de um candidato é feito de acordo com o art. 147 e 148 dos quais os filiados votam em prévias eleitorais. Mas prevaleceu a palavra desarticuladora de que “quem decide é o povo” e não os filiados do Partido.
Elencamos isso ponderando que se o PT está tomando a frente, merece ser respeitado de acordo com a hierarquia das decisões o Estatuto do Partido dos Trabalhadores e os demais estatutos.
Após horas de tensão, intrapartidariamente dialogamos mais algumas horas ajustando as reflexões e chegamos a seguinte decisão:
a) Retirada do nome do candidato do PR, Alex Lauriano Alves da Silva (Alex Alves) da pesquisa, por questão de coerência na opinião.

b) Pré-definição do que o PT deseja. Proposta 1 – Dois partidos para somar com recursos, trabalhos e legado de duas eleições ganhas ou a Proposta 2 – Partidos Leilão que vão somar com condicionantes sem comprometimento e definição coerente com a doutrina partidária.

c) Como o tempo está esgotado, fortalecer a posicionamento do PT em permanecer com a cabeça de chapa e internamente ser decidido quem será o vice.


Certos do Vosso pronto e habitual atendimento.
Pede-se urgente deferimento.
  
_________________________________________________
Alex Lauriano Alves da Silva
Dirigente do PR de Ilha Grande-PI

_________________________________________________
Agnaldo José Pereira Alves
Secretário Geral do PR Ilha Grande-PI

Importante salientar que tem-se o direito de expor o que se pensa, pois não é vedado o anonimato. O homem pode acatar decisões, mas se ele não se vê feliz precisa buscar outras formas de o ser. O ser que pensa, transforma e age.


Quando se dialoga, pode-se exaltar, podem ser ditas coisas que não agradam, mas político que apenas balança a cabeça e aceita tudo sem pensar ou questionar esse é um perigo para a sociedade. Pois, a necessidade é de pessoas que decidam melhor pelo município de forma eficiente.



Adiante, a opinião será transformada, mas não se esqueçam, leitores, de que para chegar até aqui Alex Alves foi guiado pelo coração, pela generosidade, pela flexibilidade e por acreditar na disposição, em palavras e no caráter que os políticos de Ilha Grande demonstram ter.
Fonte/pr22ilhagrandepi.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...