domingo, 10 de outubro de 2010

Vacinação é suspensa em todo o país após 217 mortes de animais

Imagem: divinews.com
Após as mortes registradas entre animais que receberam a dose da vacina contra a raiva o Ministério da Saúde decidiu suspender a vacinação em todo o país. De acordo com a nota técnica, foram registradas 217 mortes de animais no país.
Em Teresina, foram 42 mortes, entre cães e gatos. Esse número pode ser ainda maior, visto que a Gerência de Zoonoses do município vai intensificar a investigação de novos casos em clínicas particulares e no hospital veterinário da Universidade Federal do Piauí.
A coordenadora da campanha de vacinação anti-rábica em Teresina, Rosângela Cavalcante, ressaltou que tal episódio nunca tinha acontecido na história das campanhas de vacinação contra a raiva. Inclusive, a campanha é uma das que sempre atinge a meta. No último dia D de vacinação, realizado em 25 de setembro, foram vacinados 116.995 animais na capital, o que representa 97,30% do total previsto. O percentual está acima da meta de cobertura recomendada pelo Ministério, de 95%.
Rosângela diz que apesar dos casos registrados em Teresina, as reações adversas nos animais foram registradas em menor escala, em relação a outros Estados, onde o problema foi mais grave. Segundo ela, o Ministério não suspendeu a vacinação num primeiro momento porque os testes iniciais não mostraram alterações na vacina. A coordenadora diz que entre os animais que morreram aqui após a vacinação, em alguns foi identificada a presença de viroses.
Diário do Povo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...