sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Rota das Emoções: Um produto de exportação
O Delta do Parnaíba, o único nas Américas, constitui-se numa joia da
natureza e é um presente para os amantes do ecoturismo
Participação na FIT, na Argentina, marca o início da estratégia do Sebrae para levar o roteiro integrado do Brasil ao mercado internacional. 

Em conjunto com o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) e o Comitê Visite Brasil, o Sebrae nos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, começa pela Argentina uma série de ações para tornar a Rota das Emoções - Jeri-Delta-Lençóis - um produto competitivo no mercado internacional. O foco do trabalho da equipe técnica do melhor roteiro integrado do Brasil (Ministério do Turismo, 2009) para o biênio 2009/2010 é atingir os mercados da Argentina, Portugal, Itália, Espanha e Alemanha.

Leia também:
Na porção maranhense da Rota das Emoções, a grande 
atração são os Lençóis, com suas lagoas de águas cristalinas
Esses países foram selecionados por apresentarem um potencial de compra elevado para o tipo de produto turístico que a Rota das Emoções oferece. "A estratégia de conquista dessa fatia de mercado será feita com base em ações de relacionamento com as principais operadoras de cada país escolhido e com o perfil para a venda da Rota das Emoções", explica a consultora de rotei-rização, Karin Goidanich.

Em Buenos Aires, a equipe da Rota participará da Feira Internacional de Turismo da América Latina - FIT, o maior evento de turismo do continente latino americano, que será realizado no período de 30 deste mês a 2 de novembro próximo. O objetivo da ação, além de tornar o roteiro integrado mais competitivo no mercado internacional, é propiciar uma vivência de grande significado ao cliente alvo, dentro dos princípios da sustentabilidade.

O grupo, composto de representantes do Sebrae e empresários do setor turístico, conta com os gestores da Rota das Emoções nos Estados do Maranhão, Danielle Abreu, e do Ceará, José Wellington Grangeiro Filho; pelo gerente da unidade de comércio e serviços do Sebrae Piauí, Raimundo Gilson Vasconcelos; pela consultora Karin Goidanich; e pelos empresários Karina Câmara (Natur Turismo - Parnaíba, PI), Liana Oliveria (Giltur Turismo, Barreirinhas - MA), Marcos Fontelles (Eco Adventure Tour - Parnaíba, PI), Paula Guerra (Hotel Surfing Jeri - Jericoacoara - CE), Ricardo Borges (Pousada Jeribá - Jericoacoara - CE) e Virlene Sandoval (Tropical Adventure, Barreirinhas, MA).

O trabalho do Sebrae nesta primeira ação é conhecer as operadoras e eleger aquelas que serão levadas à Rota das Emoções para uma Visita de Reconhecimento da Rota, que já está agendada no plano de ação para o mercado internacional. A Embaixada do Brasil na Argentina indicou uma lista de operadores para serem selecionadas pela missão.

Emoldurada por vasto coqueiral, a praia de Maceió,
em Camocim, é uma das belas atrações da Rota das Emoções
Entre outras ações que estão sendo planejadas para o período estão a realização de uma entrevista coletiva na Embaixada, a participação da equipe técnica da Rota em workshop, dia 3 de novembro, quando o roteiro será apresentado para o Comitê Brasil, e a visita à FIT.

Toda a missão do Sebrae vem recebendo o apoio e a orientação da Embratur. Ao Comitê Visite o Brasil na Argentina coube o agendamento de entrevistas, que serão realizadas dentro do estande do Brasil na FIT, pelos empresários e técnicos da Rota das Emoções. Esse primeiro contato contribuirá para a seleção das empresas que serão convidadas para a Viagem de Reconhecimento da Rota das Emoções.

O Comitê Visite o Brasil na Argentina cuidará da organização da viagem dos operadores à Rota das Emoções, prevista para o primeiro semestre de 2011. E o Sebrae nos três Estados será responsável pela estadia e agenda dos empresários no roteiro. Na pauta da visita estão encontros de negócios, visitas nos principais atrativos e em alguns estabelecimentos.

Após a Viagem de Reconhecimento será organizado o seminário de vendas, em conjunto com os operadores que participaram da visita. A ideia, aqui, é detalhar os pacotes que serão oferecidos pelos operadores argentinos aos seus fornecedores. Este seminário terá a participação dos empresários da Rota que foram capacitados pelo Sebrae para a realização de seminários de venda.

Na bagagem

Para conquistar esse novo nicho de mercado, a equipe técnica da Rota das Emoções se preparou nos mínimos detalhes. Todo o material promocional do roteiro integrado foi traduzido, focando o público direto e a cadeia de comercialização (inglês e espanhol) e o conteúdo do site está disponibilizado também nos idiomas inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

Também foi realizada uma pesquisa sobre o comportamento de compra do mercado alvo internacional, com base na qual foram selecionados os países que serão focados. No caso da Argentina, por exemplo, a pesquisa mostrou que o mercado daquele país está interessado em produtos que ofereçam grande diversidade e experiências que poderão ser vivenciadas numa mesma viagem.

A partir dessa preparação é que começou a ser articulada a participação de empresários em eventos internacionais de interesse da Rota. A estratégia para conquista do mercado internacional inclui, ainda, realização de ações de promoção junto às operadoras internacionais e agências de viagens interessadas na Rota, além de relacionamento contínuo com a imprensa internacional.

Próximos passos

A etapa seguinte à missão em Buenos Aires será a identificação das operadoras que vendem a Rota das Emoções no mercado europeu. "Com o objetivo de potencializar as vendas, serão priorizadas, nesta etapa, as operadoras que vendem a Rota, mas não a conhecem", explica a consultora Karin Goidanich. O levantamento das empresas será feito pelos Escritórios Brasileiros de Turismo na Alemanha, Portugal, Espanha e Itália, com base em informações enviadas pelos técnicos da Rota.

A exemplo da FIT, em Buenos Aires, a ação da Rota no mercado europeu prevê participação nos maiores eventos de turismo daquele continente em 2011: Fitur Madri - 19 a 23 de fevereiro; BIT Itália - 17 a 20 de fevereiro; BTL Lisboa - 23 a 27 de fevereiro; e ITB Berlim - 9 a 13 de março.

Dentro desses eventos, a ação se completa com o Workshop da Rota das Emoções, ocasião em que os empresários capacitados pelo Sebrae mostrarão o roteiro integrado às operadoras participantes das feiras, dentro dos estandes do Brasil. E antes de cada evento os empresários da Rota e técnicos da Embratur visitarão as operadoras selecionadas para convidá-las para a Viagem de Reconhecimento da Rota das Emoções, assim como o que está previsto na missão argentina.

Depois de conquistar o Brasil e de ser reconhecida pelo Ministério do Turismo como o melhor destino nacional, a Rota das Emoções - Jeri-Delta-Lençóis - parte para um voo mais amplo. É o Sebrae trabalhando para que o mundo possa redescobrir o Brasil pelo viés da emoção.
 
Previsão

5 países, sendo quatro deles em território europeu, foram selecionados para receber a visita da missão que procurará mostrar todo o potencial da Rota das Emoções para o turismo

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...