quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Pedido de doação de sangue na net para parnaibana é falso

A caixa de email da maioria dos piauienses está sendo recheada com o seguinte título: “Urgente: Doação de sangue ‘O’”. A referente mensagem trata de um assunto comovente, em que uma jovem de apenas 22 anos, chamada de Ana Karine.
Diz ainda que sofre de leucemia e precisa urgentemente de sangue O-, implorando para que a população vá até o Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí) para realizar a doação, já que esta suposta garota é de Parnaíba e conhece poucas pessoas em Teresina.
Porém, em contato com o Hemopi a equipe de reportagem do Sistema O Dia verificou que não consta nenhuma paciente com o nome Ana Karine internada em nenhum dos hospitais de Teresina. O email informa que a jovem está hospitalizada no Hospital São Marcos, ao lado do Hospital Getúlio Vargas, no centro da cidade. “Nós estamos supondo que isso seja algum tipo de vírus, pois entramos em contato com várias pessoas que nos enviaram este email e todos eles confirmaram que não mandaram email nenhum pedindo sangue. Outra coisa que estranhamos também é que temos uma boa quantidade sangue do tipo O-”, informa Veronesia Rosal, a coordenadora de Educação e Saúde do Hemopi.
Mesmo supondo ser uma corrente falsa, o que se imaginava era que as doações aumentassem mesmo assim. “Nada, o nosso estoque está tranqüilo, às vezes oscila porque oscila mesmo. Mas as doações não aumentaram em nada com esta corrente, até porque algumas pessoas vieram aqui doar sangue para a Ana Karine, mas quando informávamos que não existia essa paciente, eles iam embora sem doar”, relata Veronesia.
A equipe do Portal O Dia também entrou em contato com o Hospital São Marcos, mas uma negativa nos foi dada: “Não existe nenhuma paciente com este nome internada no hospital”, informa o atendente. Veronesia ainda informou que a única coisa que descobriu foi que já existiu uma paciente com o nome Ana Karine internada no Hospital São Marcus, mas ela já recebeu alta e não precisava de sangue O negativo.
O professor que supostamente assina o email, do departamento de Filosofia da UFPI, não foi encontrado por nossa equipe de reportagem para divulgar se a informação realmente é verídica ou não.
Confira o email na íntegra:

“Divulguem e, se possível, doem!!!!
Tentando uma Corrente do bem por aqui: tem uma garota que está precisando urgente de doação de sangue O-. Ela tem leucemia, e está em estado grave internada lá no São Marcos. Infelizmente o tipo de sangue da moça é justamente desse "mais raro dos raros".
Quem tiver esse tipo ou conhece alguém que tem e possa doar, é só se dirigir ao Hemopi, no centro, ao lado do HGV, e dizer que está doando para Ana Karine, internada no São Marcos.
Ela tem 22 anos e mora em Parnaíba, então não conhece muitas pessoas em Teresina que podem ajudar nessa busca. Quem puder repassar esse e-mail pras suas listas, eu agradeço muito”.
O Dia.
Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...