quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Delta do Parnaíba: Uma Raridade das Américas fica no Nordeste
Delta do Parnaíba no litoral piauiense
O Delta do Parnaíba é o único das Américas em mar aberto. Igual a esse você só vai encontrar na foz do Rio Nilo, na África, ou na foz do Rio Mekong, na Ásia, mas sem as belezas naturais encontradas aqui.

O Pólo Costa do Delta é um verdadeiro paraíso no Piauí, estado com o menor litoral do Brasil. Menor, mas nem por isso menos exuberante. O Piauí guarda um verdadeiro tesouro: o único Delta das Américas em mar aberto. Espelhos d´água, mangues, dunas, lagoas, rios e praias com paisagens paradisíacas. Tudo isso com o sol brilhando forte o ano inteiro.

O Pólo da Costa do Delta – Formado pelas cidades de Buriti dos Lopes, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Parnaíba, o Pólo Costa do Delta é um roteiro inesquecível do Nordeste brasileiro, excelente opção para os amantes de ecoturismo, inclusive. O menor litoral do País – são apenas sessenta e seis quilômetros de extensão – guarda em seu extremo uma riqueza chamada Delta do Parnaíba. Trata-se do único Delta das Américas em mar aberto. Em seu caminho até o Atlântico, o Rio Parnaíba banha quarenta e sete municípios do Maranhão e do Piauí, ao longo dos seus mil quatrocentos e oitenta e cinco quilômetros.

O Maranhão, na verdade, tem uma maior parte do Delta, apesar de a rota ser bem conhecida via Piauí, através de Parnaíba, considerada a porta de entrada para o Delta do Parnaíba. o estado vizinho detém sessenta e cinco por cento da área, enquanto apenas trinta e cinco por cento estão em terras piauienses. Os municípios maranhenses que ficam nessa área que mistura as culturas dos dois estados são Paulino Neves, Tutóia, Araioses e Água Doce.

Nesse caminho que o rio faz, ele gera praias fluviais, e, na sua foz, ao desaguar no oceano Atlântico, forma um arquipélago com dois mil e setecentos quilômetros quadrados de área. São mais de setenta ilhas, além de praias despovoadas. Essa área é subdividida em cinco ramificações: Igaraçu, Canárias, do Caju, da Melancieira e Tutóia. A paisagem da região exibe igarapés, mangues, dunas de areias brancas, lagos e mais de setenta ilhas e ilhotas, além de vários tipos de animais silvestres.

Porto das Barcas em Parnaíba
Parnaíba – Conhecida como a “Capital do Delta”, Parnaíba já fez do Piauí a quarta economia do País, durante os séculos XVIII / XIX. Além da beleza natural, a cidade oferece aos visitantes o complexo do Porto das Barcas, com um acervo arquitetônico colonial português com cerca de sete mil metros quadrados. Entre as atrações naturais estão a Lagoa do Portinho, cercada de dunas. Na lagoa acontece o Campeonato Mundial de Windsurfe, além de ser point de prática de muitos outros esportes náuticos. A Praia da Pedra do Sal, a quinze quilômetros da cidade, é muito procurada por surfistas e tem um belo pôr-do-sol apreciado de cima das pedras. O nome da praia vem de um fenômeno: quando o mar esta alto, as ondas quebram sobre imensas pedras, onde pequenos nichos ou depressões acumulam água e depois, com a evaporação, o sal.

Luís Correia – A cidade tem sete praias, para todos os gostos. Desde a badalação procurada pelos mais jovens, e que pode ser encontrada em Atalaia, até a tranqüilidade da Praia do Itaqui. A Praia do Coqueiro é muito procurada para a prática de kitesurfe. Os que são mais fãs de praias mais vazias devem visitar também Carnaubinha, com vegetação nativa e muitas dunas. Outras opções são, ainda, Praia do Arrombado e Macapá, com natureza ainda intacta.

Cajueiro da Praia – Com grande potencial para o ecoturismo, Cajueiro da Praia abrange as praias de Barra Grande e Barrinha, que são colônias de pescadores artesanais com balneário de praias desertas. Lá também é abrigado o Projeto Peixe-Boi Marinho, que há quase quinze anos preserva a espécie e leva educação para a população.

Ilha Grande – Recentemente desmembrada de Parnaíba, Ilha Grande é uma das mais belas paisagens do litoral do Piauí. Dunas, manguezais, lagoas formadas pelas águas das chuvas, rio e passeios de barco fazem dessa cidade quase uma parada obrigatória para quem visita a região. No antigo povoado Morro da Mariana é possível encontrar artesanato em rendas de bilro e em palha.

 
Guará, ave símbolo do Delta

Ilha do Caju – Localizada a noroeste do Delta do Parnaíba, a Ilha do Caju está a cinqüenta quilômetros da cidade de Parnaíba e tem menos de cem habitantes e mais de dez mil hectares de mangues, dunas, matas e campos, além da sede de uma antiga Fazenda, hoje transformada em Pousada. Por ser a única ilha completamente preservada da região, atrai aves migratórias como o Guará, ave símbolo do Delta, e é destino procurado por ecoturistas e estudiosos da natureza – Biólogos.

Porto das Barcas – Porto fluvial de onde partem alguns dos passeios de barco pelo Delta do Parnaíba. Além disso, é um complexo turístico formado por armazéns e prédios dos séculos XVIII / XIX restaurados, que hoje abrigam bares, restaurantes, lojas de artesanato, museus e uma pousada, além das operadoras que promovem os passeios.

Praias – A única praia do município de Parnaíba fica na Ilha Grande de Santa Isabel, A praia da Pedra do Sal, distante quinze quilômetros do Centro. Apresenta um cenário de dunas, pedras, barcos de pescadores e bares rústicos na areia. Outras praias bastante freqüentadas ficam no município vizinho de Luiz Correia: Atalaia, com boa estrutura de bares à beira-mar, e do Coqueiro, lugar tranqüilo com casas de veraneio. Mais adiante, já próximo à divisa com o Ceará, ficam Macapá e Arrombado.

Gastronomia: Delícias da Terra do Caju – Maria Izabel é o nome dado ao prato feito com carne-seca desfiada. No Piauí, é tão famoso quanto a paçoca, baião de dois, galinha caipira e a famosa galinha da angola, conhecida popularmente por “capote”. Os peixes do Rio são bastante apreciados, dentre eles o Piau, o Branquinho e o Surubim. A Cajuína, bebida típica da região feita a partir do Caju, é bem apreciada na região. Além de tudo isso, os doces e compotas de Buriti, Batata, Banana, e Caju, adoçam o paladar de qualquer um. Mas são as delícias retiradas do mar e dos manguezais, como o caranguejo, ostras, lagostas e peixes, que o turista se delicia.

Diversidade – A região é aberta aos turistas, mas para chegar lá, só mesmo com guias. Os passeios são combinados no Porto das Barcas, ainda na cidade de Parnaíba, a trezentos e vinte quilômetros de Teresina. Até a entrada para o Delta em Porto dos Tatus, município de Ilha Grande, o visitante vai de carro. Depois são duas opções: em grandes grupos de barco ou de lancha. A viagem segue pelo Rio Parnaíba, o segundo maior do nordeste. Em um determinado ponto, troca a lancha pela canoa. A embarcação menor permite que o turista entre nos manguezais e tenha um contato mais próximo com a natureza. Os bichos dividem espaço com o catador de caranguejo que usa a lama do mangue como repelente natural. “Aqui, por semana, a gente chega a capturar quarenta mil cordas de caranguejo. Cada corda tem quatro unidades", diz Antônio Santos, pescador. São duas horas de passeio entre o porto até a foz do rio Parnaíba. A Ilha dos Poldros fica na divisa do Piauí com o Maranhão. O rio e o mar se encontram e parecem divididos por uma linha natural. O almoço é na embarcação e o prato principal é peixe. “Robalo, pescado aqui mesmo na foz do Rio Parnaíba, é um peixe típico. Além do Robalo nós temos também, em abundancia a Pescada Amarela", conta Luciano Oliveira, guia turístico. Quem quiser ficar mais de um dia tem a opção de pequenas pousadas na região. A diária custa em média R$ 100,00. Na hora de ir embora o barco para e o turista se despede do Delta com uma caminhada pelas dunas de quase quarenta metros de altura. No final da viagem, uma degustação de caranguejo. O ambiente entre o pequeno grupo de turistas é de infinito deleite. Sobram largos e sinceros sorrisos no rosto de todos. Percorrer paragens de tamanha beleza é uma experiência fascinante. Indubitavelmente. Uma mescla de paz de espírito, liberdade de ação e alguma adrenalina. O Piauí merece a atenção de quem gosta de viajar e aprecia o Brasil. E o Delta do Parnaíba é aqui tão perto...

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Rômulo Cavalcanti Braga/Casa Pró

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...