segunda-feira, 25 de outubro de 2010


No Piauí, Anvisa reúne diretores de hospitais para prevenir morte causadas por superbactéria, Gestores do Piauí estão preocupados com o número de mortes no Brasil e orientam profissionais.

As 18 mortes já ocorridas no Brasil em decorrência da superbactéria KPC preocupam gestores de saúde no Piauí. Nesta terça-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária reúne diretores de hospitais de todo o Estado para orientar como prevenir a infecção. Até o momento, não foi registrado nenhum caso de morte no Piauí, segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino.

Segundo a diretora da Anvisa no Piauí, Tatiana Chaves, as orientações são simples. "A bactéria está no ambiente hospitalar e sofreu mutação. Desde maio todos os hospitais do Brasil tem que seguir medidas de higienização. O ato de lavar as mãos é a principal medida para evitar", explica em entrevista ao Notícia da Manhã.

Tatiana afirma também que a causa da mutação dessa bactéria é o uso indevido de antibióticos e os tratamentos não concluídos. A exposição dessas bactérias a esses medicamentos sem que haja a cura da infecção as torna mais resistentes a esse e a outros tipos de antibióticos.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pediu neste domingo tranquilidade em relação à proliferação da superbactéria KPC. 


"A população fique tranquila porque essa é uma situação que acontece apenas em ambiente hospitalar e em pacientes debilitados", disse ele após participar de encontro em São Paulo sobre a definição de diretrizes para minimizar o risco cardíaco em pacientes em tratamento contra o câncer.

Segundo o ministro, com a adoção de medidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), "a situação vai ficar sob controle". Entre as ações da agência, ele destacou a norma que determina a retenção da receita médica na compra de antibióticos. "[Isso] vai impedir muito o que hoje é um problema seríssimo, que é a automedicação, o uso abusivo e indiscriminado", garantiu.

Temporão afirmou que a importância de procedimentos simples de higiene, como lavar as mãos, diminuem muito o risco de contágio pela bactéria. "Isso serve para os profissionais de saúde e também para os visitantes ao entrar e ao sair [de um hospital]".

Ele disse ainda que outro ponto fundamental no combate à bactéria é o cuidado no registros dos casos, para melhorar o embasamento de pesquisas sobre o assunto. 

Nova determinação

Também nesta terça-feira a Anvisa coloca uma nova determinação sobre a venda de antibióticos em farmácias e drogarias. Essa venda só poderá ser feita com prescrição médica e a receita ficará restrita a partir de agora.

Lei do jaleco

Existe no Piauí uma proposta de lei que será enviada em breve à Assembleia Legislativa que proíbe o uso de jalecos por profissionais de saúde fora do ambiente hospitalar ou clínico.
Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações Leilane Nunes/Cidade Verde, Folha e G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...