quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Selo garante qualidade de caranguejos


Selo garante qualidade de caranguejosA partir de agora, caranguejo bom é o que tem o selo verde. É que será lançado, nesta quinta-feira (21), um selo de qualidade para os animais. Essa tecnologia assegura menores taxas de despersício, menor impacto ambiental e o bem-estar dos animais.





A novidade é da Embrapa Meio-Norte que decidiu dar certificação a bares, barracas, restaurantes, veículos que transportam os animais e pontos de venda do crustáceo vivo. Segundo o pesquisador Jefferson Legat, é uma garantia de que foram capturados, estocados, manuseados e transportados de acordo com a tecnologia desenvolvida pela Embrapa.

Para receber o selo, é preciso também assegurar não foi utulizada mão-de-obra infantil. Além disso, o selo verde garante melhor preço de venda já que o caranguejo deve chegar vivo ao destino final.

Dos caranguejos capturados no Delta do Parnaíba, 95% são levada para a cidade de Fortaleza (CE). Segundo o pesquisador da Embrapa, entre 25% e 55% dos animais morrem durante o transporte. Com essa tecnologia acredita-se que as taxas de mortalidade serão reduzidas para valores inferiores a 5% .

Produção

Anualmente, quase mil quase mil toneladas de caranguejos são capturados no litoral piauiense, representando 6 milhões desses crustáceos. Os estados do Piauí e Maranhão detém 66% da produção nacional, sendo meio de subsistência para pelo menos 4.500 pessoas.


Reportagem: Tamiris Lima com informações da Embrapa
Imagem ilustriva

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...