quinta-feira, 21 de outubro de 2010


Embrapa Meio-Norte lança o selo Caranguejo-Verde

O Beach Park e a Embrapa lançam hoje, em Fortaleza, o Selo Caranguejo Verde. A ideia do Selo é resultado de pesquisa da Embrapa, que identificou novas técnicas de extração e transporte do caranguejo-uçá, vindo do mangue do Delta do Rio Parnaíba (PI).

A partir de agora, caranguejo bom é o que tem o selo verde. A Embrapa Meio-Norte lança nesta quinta-feira (21-10), à tarde, no Beach Park, o maior parque aquático do Nordeste, na praia Porto das Dunas, no município de Aquiraz, na Grande Fortaleza, o selo Caranguejo-Verde. É a certificação de bares, barracas, restaurantes, veículos que transportam os animais e pontos de venda do crustáceo vivo.

O selo, segundo o pesquisador Jefferson Legat, “é a garantia de que os caranguejos foram capturados, estocados, manuseados e transportados de acordo com a tecnologia desenvolvida pela Embrapa”. Essa tecnologia assegura menores taxas de descarte, menor impacto ambiental e melhor bem estar dos animais.
E tem mais: esse selo garante inclusão social, já que o uso da tecnologia requer mais tempo do catador no trabalho, reduzindo, assim, as taxas de desperdício e um melhor preço, pois, de acordo com o pesquisador, há a garantia de que o caranguejo chegará vivo ao destino final. Para receber o selo, é preciso também assegurar que o animal não é resultado de trabalho infantil.

Jefferson Legat lembra que, entre 25% e 55% dos caranguejos capturados hoje no Delta do rio Parnaíba e levados para a cidade de Fortaleza, morrem durante o transporte. E para frear esse desperdício e os impactos negativos no ambiente, na economia e na vida dos catadores, a Embrapa criou uma tecnologia para captura, estocagem e transporte de caranguejos. A tecnologia reduz as taxas de mortalidade para valores inferiores a 5% .

E por que o lançamento do selo caranguejo-verde em Fortaleza? Segundo as estatísticas, 95% do caranguejo capturado no Delta do rio Parnaíba é comercializado na capital do Ceará. Hoje, o caranguejo que sai dos estados do Piauí e Maranhão para Fortaleza é valorizado e alcança excelente preço. Nos bares e barracas na orla da capital cearense, uma corda com seis caranguejos não sai por menos de R$ 35,00.

Todo ano, quase mil toneladas – ou 6 milhões – de caranguejos são capturados no Delta do rio Parnaíba. Os estados do Piauí e Maranhão detém 66% da produção nacional de caranguejos. Os municípios de Ilha Grande, no Piauí; e Aroazes, no Maranhão; se destacam na produção. Pelo menos 4.500 pessoas sobrevivem como catadores desse crustáceo na região Meio Norte. Mais informações com o pesquisador Jefferson Legat, pelo telefone (86) 8836-7266.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Meio-Norte.

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...