sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Parnaíba agora passa a ser gestão plena em saúde

Reunião do Colegiado de Gestão em Saúde da Planície Litorânea ocorrida em Parnaíba neste 15 de outubro.
Uma reunião do Colegiado de Gestão em Saúde da Planície Litorânea ocorrida nesta sexta, 15, em Parnaíba, apresentou aos representantes dos demais municípios da região como serão organizados os atendimentos aos seus munícipes.
A reunião ocorreu no auditório de um hotel em Parnaíba, sendo realizada por técnicos da SESAPI tendo ainda a participação do próprio secretário de saúde do estado, Dr. Telmo Mesquita, além do gerente regional da saúde Luis Carlos Silva. Segundo Dr. Telmo esse é um grande avanço para Parnaíba, pois, além de desempenhar melhor o que já faz que atender pessoas de cidades circunvizinhas, poderá contar com mais recursos que servirão para melhor reaparelhamento da estrutura de máquinas e humana na cidade.
O secretário comentou ainda a respeito do abastecimento de vacinas e medicamentosespeciais, pois houveram problemas em todo o estado. “Ontem mesmo nós recebemos do ministério doses de vacinas que deverão ser distribuídas a todo o Piauí. O mesmo vale para as medicações especiais que também estão sendo agilizadas dentro de nossas possibilidades”, afirmou. Telmo mesquita disse que aproveitará sua vinda a Parnaíba para visitar o Hospital Dirceu Arcoverde e reunir-se com a direção e funcionários na tentativa de já solucionar alguns problemas lá existentes.
Quem vibrou com a noticia da gestão plena foi a secretária de saúde de Parnaíba, Dra. Ilvanete Beltrão, pois, segundo ela, o processo ministerial para essa conquista teve início na primeira gestão do prefeito Zé Hamilton, na década de 90. “nas gestões seguintes não priorizaram isso, e nós retomamos quando o prefeito Zé Hamilton voltou em seu segundo mandato. Isso gerará um grande desenvolvimento da cidade, pois aqueles serviços que nós prestamos a munícipes de outras localidades, terão os recursos necessários advindos dessas cidades já que não oferecem a estruturanecessária”, pontuou.
Dra. Ilvanete colocou ainda que esse processo já existe quanto aos pacientes de Parnaíba enviados à capital. Segundo a secretária, a portaria ministerial que legaliza Parnaíba como gestão plena foi publicada no diário oficial da união no mês de agosto. “Agora nos vamos abrir licitação para que hospitais privados, filantrópicos, clínicas e mesmo hospitais públicos possam ofertar seus serviços. A vantagem de tudo isso é que essas instituições serão acompanhadas pela equipe da prefeitura para sabermos se desempenham o serviço com a qualidade acordada no contrato”, finalizou.
O gerente da 1ª Gerência Regional de Saúde, Luis Carlos Silva, disse que desde quando foi criado do Colegiado de Gestão em Saúde da Planície Litorânea muitos avanços tem ocorrido e o atendimento de qualidade ao usuário do serviço publico, que é o produto final da saúde pública, tem acontecido a contento. “Com o colegiado os municípios ficaram mais próximos em suas ações, um ajudando o outro. Um exemplo disso foi o caso da dengue em Luis Correia, onde os agentes de Parnaíba se deslocaram até aquele município para ajudar a equipe local no combate e prevenção ao mosquito transmissor da doença”, afirmou.
Informações e entrevistas de Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...