sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Delta do Parnaíba visto por dentro

Por do sol na foz do Rio Igaraçu em Luis Correia-PI no Delta
do Parnaíba (Foto: Bertolino Rodrigues)

O Delta do Parnaíba é um dos únicos do mundo em pleno mar aberto e é formado pelo rio Parnaíba que possui 1.485 km de extensão, e o delta do Parnaíba abre-se em cinco braços, envolvendo mais de 70 ilhas fluviais. Sua paisagem é exuberante e repleta de dunas, mangues e ilhas fluviais que garantem um cenário paradisíaco dessa região do estado do Piauí. 

O responsável pela descoberta desta região foi Nicolau Resende, por volta do ano de 1640, que aconteceu por acaso, num naufrágio próximo à foz do Rio Parnaíba. O capitão perdeu dezenas de toneladas de ouro e prata e passou os 16 anos seguintes procurando seu tesouro pelos labirintos formados pelo Delta, não obtendo sucesso.

Porto dos Tatus, por onde saem os barcos para o passeio
no Delta do Parnaíba (Foto: Moraes Brito)
A região, formada por várias cidade litorâneas, oferece uma boa infraestrutura de hotéis, bares e restaurantes onde são servidas comidas típicas, em especial os frutos do mar (caranguejo, camarão e pescado, dentre outras iguarias).

Na Ilha Grande de Santa Isabel, a maio do Delta, o visitante encontra várias opções: A praia da Pedra do Sal, Morros da Mariana e suas rendas de bilro, além do Porto dos Tatus, portal de entrada para o Delta do Parnaíba.

Na Ilha do Caju, a mais preservada do Delta, por ser totalmente particular e administrada  pela família Clark, ingleses que chegaram no início do povoamento da região, há uma pousada rústica onde os ambientalistas e pesquisadores procuram asilo e isolamento. A Ilha das Canárias tem opções de boas pousadas que oferecem estruturas completas de estadia e lazer. Vale ressaltar que estas duas ilhas pertencem ao município de Araioses (MA).

Ilha das Canárias no Delta do Parnaíba (Foto: Moraes Brito)
Curiosidade:
O povoado de Carnaubeiras, no Delta do Parnaíba, abriga a maior comunidade de "catadores" de caranguejo-uçá do país e fica a cerca de 30 km da sede dom município de Araióses-Ma.

À noite, as atrações na região não terminam. A grande pedida é sentar-se à margem do Rio Igaraçú e provar os deliciosos frutos do mar, que os restaurantes locais oferecem, ou então um barzinho da Avenida São Sebastião no coração de Parnaíba. O Complexo Cultural e Arquitetônico do Porto das Barcas no centro histórico de Parnaíba é um local ideal para compras de artesanato sem contar com os bares e restaurantes com música ao vivo que abrem quase que diariamente. 
Redação: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...