quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ILHA GRANDE EM 18 CLIQUES

ILHA GRANDE EM 18 CLIQUES


Seguindo com a sequência de matérias em homenagem aos 18 anos de emancipação política do município de Ilha Grande-PI, em 2012, o blog De Tudo Um Pouco procurou organizar os pontos fortes deste lugar, apesar de também ter em mente todas as dificuldades enfrentadas por esta cidade, em 18 imagens que melhor representem suas belezas materiais, bem como as imateriais. A letra do hino municipal também foi tomada como referência para a escolha destas imagens, pois indica com clareza a importância destes lugares e manifestações culturais para a região.
Nosso objetivo, portanto, é o de apresentar as principais características do município piauiense aniversariante no dia 26 de Janeiro, no projeto: “ILHA GRANDE EM 18 CLIQUES.”

Trecho do rio Parnaiba (orkut de Francelly Teles)
 O RIO PARNAIBA, que contorna o município, carrega inúmeras riquezas para a população local em seu trajeto final rumo ao Oceano Atlântico. Belezas naturais são encontradas e apreciadas por ribeirinhos e turistas que por aqui passam. O rio durante o seu percurso natural segue abastecendo a esperança de boas colheitas para os agricultores e coroando o “santuário natural do Piauí” com seus manguezais e animais típicos. É fonte de vida e sustento diário de muitos, que desenvolvem no “manto fértil” da cidade a agricultura de insumos alimentares como arroz, milho e feijão sendo também local de lazer para outros e é sem dúvida um prato cheio pra quem gosta de belas imagens. É do rio também que se retira a argila, o barro, que é utilizado por artesãos locais para a produção de peças de utensílio doméstico e decoração de ambientes. Dessa forma o rio Parnaiba se configura como o mais importante recurso natural de Ilha Grande.

Pedra do Sal (imagens Google)
Ilha Grande também é banhada pelo OCEANO ATLÂNTICO que junto com o Rio Parnaíba contornam a extensão territorial da cidade. E nos brinda com belíssimas praias (como a do pontal) e que abriga o berço de espécies animais, algumas ameaçadas de extinção e que recentemente receberam atenção e cuidados merecidos: as tartarugas do Delta. É possível também encontrar praias ainda virgens da presença humana na faixa litorânea que protege o município. Apesar de ser oficialmente praia Parnaibana, a Pedra do Sal (Na foto acima) é destino certo do lazer praieiro dos Ilhagrandenses, que aproveitam as belezas do entorno do farol para relaxar e curtir a brisa e se refrescar com o sagrado banho de mar.


 Delta do rio Parnaiba (Morais Brito)
E quando rio Parnaíba e oceano Atlântico se encontram, acontece um dos mais raros e encantadores fenômenos da natureza: O DELTA. É aqui que Ilha Grande “beija o rio e abraça o mar”, sendo o destino certo de muitos turistas que encontram nas diversas ilhas formadas por esse encontro, belezas incomparáveis e desenvolvem a região injetando dinheiro na economia local. É válido lembrar que Ilha Grande é a maior ilha do Delta do rio Parnaíba.
Caranguejo e Marisco (Blog Cidadania em Movimento)
É possível encontrar neste maravilhoso encontro natural, crustáceos e peixes que fazem a economia local girar, gerando emprego e rendendo bons frutos para os cidadãos locais. CARANGUEJOMARISCO, camarão e diversos peixes são certos no prato das famílias ilhagrandenses no dia a dia. Graças a esses bens naturais diversas associações e cooperativas se encontram em atividade, buscando a melhoria da qualidade de vida da população.
Logo do Festival do Caranguejo (prefeitura municipal)
A pesca de crustáceos e peixes é uma atividade tão forte e comum na cidade de Ilha Grande que até é realizado anualmente um evento que se estende a 6 anos e já faz parte do calendário de eventos municipal, seja sendo realizado pela prefeitura e seus parceiros ou pelos cidadãos associados. O certo é que O FESTIVAL DO CARANGUEJO já é tradição e tem seu reconhecimento nacional, pois foi noticiado em rede nacional de televisão em 2011.
Canoa no Delta (imagens do Google)
Todas essas delícias são possíveis na mesa graças ao trabalho incansável de diversos ribeirinhos que diariamente tiram seu sustento através do uso deCANOAS e outras embarcações que desbravam os igarapés formados ao longo do Delta. Seja impulsionadas pela força dos braços através dos remos, ou mesmo a vela, as canoas são figurinhas carimbadas nos portos da cidade. Atualmente também é possível ver o uso cada vez mais comum de pequenos motores para facilitar o deslocamento das embarcações dos pescadores e lavradores locais.
Porto dos Tatus (Imagens do Google)
Grande parte das embarcações usadas pelos trabalhadores rurais de Ilha Grande fica ancorada no PORTO DOS TATUS, que é também ponto de partida para as grandes lanchas e “as voadeiras” que transportam os turistas nacionais e estrangeiros para conhecer as maravilhosas paisagens do Delta. Alguns projetos de revitalização desse porto estão em andamento para impulsionar o turismo local, entretanto atualmente uma estrutura flutuante é utilizada para o embarque e desembarque das pessoas que visitam o local.
Dunas (Blog da Patty Oliveira)
Saindo da parte aquática e desembarcando em terra o turista e os munícipes encontram inúmeras outras belezas. AS DUNAS, que abrangem mais de 30% do território municipal, tornam o cenário deslumbrante e ao mesmo aterrorizador, pois muitos moradores se vêem preocupados com o avanço destas montanhas de areia branca em direção às suas casas. Apesar disso o local é ponto de visita de muitas pessoas em busca de lazer através da descida do paredões inclinados do “morro branco”, como é conhecido o lugar pela população nativa, em cima de pranchas e “campembas” e também podem banhar nas lagoas naturais formadas nos espaços entre os morros em determinados meses do ano.

Cajú e Murici (imagens do Google)
Contornando a “Ilha de brancas dunas” é possível encontrar vegetação frutífera. Pés de CAJÚ, MURICI, Guagirú, Murta, Pulsá são comuns nesta região da cidade. Muitas dessas frutas não são conhecidas pelos turistas, mas que mora na cidade com certeza já deve as ter provado algum dia, obedecendo a regularidade da época de colheita das mesmas.
Carnaubais (imagens do Google)
Assim é cantado no hino municipal de Ilha grande: “dos carnaubais a riqueza fluiu, construindo com bravura a sua história.” Assim como os manguezais e os cajueiros, OS CARNAUBAIS são os característicos representantes da vegetação da cidade de Ilha Grande e é também fonte de recurso financeiro para muitas famílias de artesãos que usam de suas palhas para a produção de peças de utensílio doméstico.
Renda de Bilro (imagens do Google)
E em se tratando de criatividade, trabalho, tradição e beleza A RENDA DE BILRO ilhagrandense se destaca no cenário nacional. A cultura do trançado de bilros é bastante conhecida e valorizada em diversas partes do Brasil, graças a ousadia de suas rendeiras que souberam acreditar no próprio trabalho e buscaram parcerias para agregar valor às suas produções. Com isso as peças de renda produzidas em Ilha Grande foram utilizadas por pessoas bem conhecidas pelos brasileiros, como a ex-primeira dama da república, Marisia Letícia, e a atriz Claudia Raia que vestiu sua filha com o resultado do artesanato ilhagrandense. Hoje é possível encontrar trabalhos semelhantes aos usados pelas personalidades famosas citadas acima na “casa das rendeiras”, que fica no centro da cidade.

Boi Bumbá (imagem do Google) e Pastorinhas (Arquivo de Raires Alves)
A cultura do BOI BUMBÁ, das quadrilhas juninas {que se estendem até julho} e das PASTORINHAS é outro ponto forte de Ilha Grande. Cada manifestação em seu determinado período do ano arrasta dezenas de pessoas para prestigiá-las seja em praça pública durante o São João da Mariana, por exemplo, ou e em outros eventos organizados para a exibição destas representações culturais.
Futebol no campo do CSR (blog Minha Ilha Grande)
O que também atrai uma multidão de ilhagrandenses fora de suas casas são os esportes, mas precisamente os esportes coletivos como o FUTEBOL e o Futsal. É possível encontrar diversos craques de bola jogando nos campos do CSR (na foto), nos morros, campo do Carrapicho, no Cal, campos do Tatus e do Baixão e nas quadras poliesportivas do Labino, Barro Vermelho, Tatus, Augusto Farias (morros) e Chicó Selé (Cal). Homens e mulheres aqui praticam o esporte mais amado do Brasil, afinal Ilha Grande também faz parte do país do futebol.
Desfile no pátio do Marocas Lima (imagens do Google)
Outro ponto que merece destaque em Ilha Grande é a Unidade Escolar MAROCAS LIMA , a escola como maior número de alunos na cidade e única que oferece o Ensino Médio. Por conta deste fato muitos daqueles que hoje são pais de família estudaram no Marocas Lima e guardam na lembrança grandes histórias presenciadas naquele prédio, como os desfiles que escolhiam a misses nas tradicionais festas do Cajú e das flores da cidade. Além disso, por muito tempo esta instituição foi palco das grandes decisões sociais e políticas da cidade, como a posse dos vereadores e do prefeito.
Camara municipal de Ilha Grande (imagens do Google)
Durante muito tempo a cerimônia de posse dos vereadores e prefeitos da cidade acontecia no Marocas Lima, até que foi construída a CAMARA MUNICIPAL de Ilha grande. Este é um dos poucos prédios próprios do poder público municipal, sendo palco das decisões sobre o futuro da cidade, contando atualmente com 9 vereadores e no pleito atual recebeu a primeiras mulheres eleitas vereadora e prefeita. O local é representativo da liberdade política do município independente há 18 anos.
Santuário de nossa senhora Mãe dos Pobre e Senhora do Piauí ( imagens do Google)
O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA mãe dos pobres e senhoraDO PIAUÍ é reduto religioso que demorou 10 anos para ser finalizado e que em 2012 completa 23 da instalação da imagem sacra no alto do morro. O local chama a atenção de quem visita Ilha Grande, servindo de cenário para poses de fotografias. É possível ver boa parte da cidade ao subir no santuário. Caminhando pelas instalações encontram-se esculturas esculpidas em argila retratando alguns fatos bíblicos, além de outras imagens sacras como também do próprio idealizador do local, o padre Pedro Quiriti, italiano que por muitos anos foi pároco na cidade e que também está eternizado na memória dos fiéis.
Assembléia de Deus de Ilha Grande (blog da ADIG)
Outro importante centro religioso da cidade é a sede da ASSEMBLÉIA DE DEUS  de Ilha Grande. A construção é recente com menos de 5 anos de fundação. Reúne em seus cultos religiosos dezenas de fiéis, que representam bem a liberdade de culto e a diversidade de manifestações religiosas do município, que também conta com outras igrejas evangélicas, católicas e com o templo dos testemunhas de Jeová.
Matriz de Nossa Senhora da Conceição (imagens do Google)
Encerrando os 18 pontos característicos de Ilha Grande destacamos a igreja MATRIZ da Paróquia DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, padroeira da cidade. A padroeira é lembrada no refrão do hino municipal, o que demonstra a fé de seus cidadãos. Ao lado da matriz encontra-se a praça que leva o mesmo nome da padroeira. O local é ponto de encontro e de diversão e lazer no município, sendo palco dos grandes eventos, como o desfile cívico de independência do Brasil, festival do caranguejo, manifestações políticas e outras festas públicas.



"Ilha de brancas dunas
Da Conceição abençoada.
Cresce em manto fértil
Pelo teu povo sempre amada!"

FELIZ ANIVERSÁRIO ILHA GRANDE!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...