quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Desempregados pagam R$ 40 por vaga na fila do MTE em Parnaíba

Fila para atendimento no Ministério do Trabalho em Parnaíba (Foto: Reprodução TV Costa Norte)
Grandes filas se formam diariamente na Gerencia Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Parnaíba devido a superlotação e pouca capacidade de atendimento do órgão. Por conta disso, tem se desenvolvido no local a prática da venda de lugares na fila, obrigando trabalhadores desempregados a pagar até R$ 40 para conseguir atendimento.
A informação foi constatada pela equipe de reportagem da TV Costa Norte nesta terça-feira (10). Katiane de Rodrigues de Oliveira dorme no MTE todos os dias há cerca de um mês com objetivo de garantir um bom lugar na fila e vende-lo logo pela manhã. “Não considero errado fazer isso”, disse.
Dentre as reclamações, a demora no atendimento ganha destaque por causa do reduzido número de funcionários. O chefe de atendimento Luiz Carlos Batista afirmou que apenas duas pessoas atuam na área de seguro-desemprego e que a prática de venda de lugares na fila é conhecida.
“Alguns servidores estão de férias. Se as pessoas não comprassem o lugar na fila poderíamos evitar este ciclo-vicioso”, disse Luiz Carlos, ao comentar que apenas 20 trabalhadores são atendidos por dia. Tratam-se de moradores de Parnaíba e municípios da região, como Ilha Grande, Luis Correia, Buriti dos Lopes e Cajueiro da Praia. 
Com isso, quem mais sofre é a população que busca atendimento no Ministério do Trabalho e Emprego. Situação semelhante é a do Sistema Nacional de Emprego (SINE-PI) em Parnaíba, onde não há sequer funcionários para realizar o encaminhamento ao mercado de trabalho, conforme tem denunciado o Portal Costa Norte.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...