sábado, 14 de janeiro de 2012

Aberto processo de licitação para contenção de dunas na Ilha Grande

Aberto processo de licitação para contenção de dunas na Ilha Grande

FOTO: GILSON ANDRADE
RESGATE HISTÓRICO:
Estivemos no começo do mandato(2009) algumas vezes fazendo vistorias e comprovado o problema do Avanço das Dunas em nosso município e abraçamos esta luta.

Quando na ocasião da visita do governador Wilson Martins à Parnaíba(02/07/2010), entregamos um documento pedindo entre outras reivindicações, a retomada do PROGRAMA DE CONTROLE AMBIENTAL DAS DUNAS de Ilha Grande.
Várias vezes nas viagens para Teresina, cobrei ao Secretário de Meio Ambiente, Sr. Dalton Macambira e da Diretora Regional da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Roseana Galeno (o que comprovo desde a primeira edição do Cidadania em Movimento), a elaboração e implementação de um Projeto que viesse solucionar a questão, no que fui prontamente atendido através de estudos técnicos por uma equipe que foi enviada ao litoral para avaliação do caso e sugerir uma solução realmente eficaz e com menor dano para o Meio Ambiente, o que pode ser conferido segundo noticia em nosso blog no dia 03/nov/2010 com o título: DUNAS ABRAÇAM ILHA GRANDE.
No dia 11/abril/11, (antes de ser liberada a verba) estive, defendendo os interesses de Ilha Grande no SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE CONTENÇÃO DAS DUNAS NA LAGOA DO PORTINHO, no SESC da Presidente Vargas, Parnaíba. O mesmo teve objetivo de apresentar os resultados obtidos com o projeto e debater a intervenção em outros municípios como: Ilha Grande, Cajueiro e Luís Correia. Naquela ocasião, o Secretário Estadual do Meio Ambiente: Dalton Melo Macambira, informou-me que tinha cerca de R$ 02 MILHÕES para investir no projeto em Ilha Grande._ E a Coordenação estaria por conta da CODEVASF. Cobramos agilidade das ações, para que houvesse urgência devido ao tempo já gasto nos estudos, pareceres técnicos, elaboração do projeto.... para se evitar danos maiores ao Meio Ambiente.


No dia 17 de junho no Palácio de Karnak, O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, assinou o termo de compromisso que beneficia o projeto que contará com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional/CODEVASF, referente a contenção de uma área de 131 ha de dunas localizadas no perímetro urbano do Município de Ilha Grande, Estado do Piauí, além do perímetro de 6.405m, por meio de bio coberturas.


Para esta obra estão sendo liberados recursos no valor de R$ 1.863.200,67 (um milhão, oitocentos e sessenta e três mil, duzentos reais e sessenta e sete centavos).

Dia 10/janeiro/12, Saiu a licitação, com concorrência nacional objetivando à contratação de empresa para a execução dos serviços de contenção de uma área de 131 ha de dunas localizadas próximas ao perímetro urbano do município de Ilha Grande, além do perímetro de 6.405 m, por meio de biocoberturas, conforme definido no Projeto Básico e de acordo com especificações constantes dos editais.

O avanço das dunas está ameaçando a zona rural de Porto dos Tatus e parte do Delta do Parnaíba”, enfatiza Macambira.
 
Os interessados em adquirir os editais devem procurar a sede da Semar, localizada  na Rua Treze de Maio N° 307-N, Ed. BEP- 5º andar - Centro, Teresina - PI, CEP 64000-150. Telefone 86 3216-2038 – e-mail cpl.semar.pi@gmail.com , gnunes@semar.pi.gov.br ou semarascom@gmail.com

Presto estes esclarecimentos, para mostrar à população que venho lutando pela solução deste problema, deste o começo do mandato. Agora que a verba saiu já apareceram vários "padrinhos", não é a primeira vez que trabalhamos e outros tentam “ganhar fama”. Pedimos à população que não caia nesse conto e olhem quem realmente está trabalhando.
Fonte/edmarcidadaniaemmovimento.blogspot.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...