quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

COMENTÁRIO SOBRE A MATÉRIA DE PÁDUA MARQUES

COMENTÁRIO SOBRE A MATÉRIA DE PÁDUA MARQUES


Caro Jornalista Pádua Marques:


Concordo plenamente quando em sua matéria “A Emancipação de Ilha Grande do Piauí foi um erro político”, afirma a falta de lideranças empresariais e políticas no município.
Venho salientar que o cerne desta questão explícita no artigo vem encontrar a origem na deficiência educacional da população que não foi educada politicamente para se desvencilhar dos velhos jogos políticos, ainda no período da troca de favores, transferência de votos clientelismo, apadrinhamento político, nepotismo, numa completa falta de informação. Bem como ilustra de forma bem humorada o filme regional “Ai que Vida”.
Luto através do meu mandato para que esta situação mude, mas é uma luta de Davi contra Golias.
Só para se ter uma ideia apresentei uma emenda no Orçamento 2010 realocando recursos para que se criasse um Centro de Comercialização de produtos da terra (artesanatos diversos, doces, comidas típicas variadas, etc.) e que fosse informatizado para estar apto a fornecer informações sobre o município e seus diversos pontos turísticos. Estive reunido ainda com universitários do Curso de Turismo para juntos pensarmos em soluções, eis algumas: 1 – Elaboração de um Calendário Turístico, incluindo festas religiosas e culturais como o Festival do Caranguejo, a Semana do Peixe, o Festival do Caju e da Castanha, a Festa das Flores, o Bumba-meu-Boi, os Folguedos, as Pastorinhas, enfim a riqueza cultural e gastronômica que nos é própria; 2 – Criação e Divulgação de Novos Roteiros Turísticos com pontos ainda inexplorados; 3 – Planejamento com setores da sociedade de ações que visem alavancar a Geração de Emprego e Renda, melhorando a qualidade de vida da população através de um turismo sustentável.
Marcamos uma reunião com a prefeita, onde apresentamos as ideias, mas até agora nada foi implementado.
Cobramos de imediato que fosse instalado, pelo menos, um Posto de Informação Turístico, o que foi feito, após uma caiação no “Antigo Posto Telefônico”, e funcionou cerca de 40 dias entre os meses de abril e maio/2010, quando aproximou-se a alta temporada junho-julho-agosto, o posto encontrava-se fechado.
Mas obstante todos os acontecimentos, DISCORDO com o tão perspicaz jornalista. É verídico o fato sengundo o que citado no artigo “nunca demonstrou interesse em se desenvolver sozinha.”. Mas, não podemos nos conformar e temos que empreender uma luta feroz contra a ignorância e as velhas ideologias arraigadas na mentalidade popular.
Até mesmo Parnaiba, há pouco tempo vivia nos mesmos moldes e tradição do coronelismo com uma e outra família se revezando no poder, um sistema onde a cidade estava estagnada, não havia empregos que não fosse por apadinhamento, muitos foram as vítimas das perseguições políticas! Ultimamente é que Parnaíba passou a respirar um “Ar” mais democrático e desenvolvimentista.
Assim também espero e faço parte desta mudança.
Outros motivos que alego para defender a continuidade de uma Ilha Grande Emancipada são:
1 – Recursos Próprios;
2 – Políticas Públicas Peculiares ao Município;
3 – Convênios Diretos com o Governo Federal que comtemplam cidades com menos de 20mil/hab
Tenho as raízes no passado, os pés no presente, mas os meus olhos estão voltados para um futuro de esperança para Ilha Grande.
Assim como Parnaiba está começando a mudar, com Ilha Grande também há de acontecer.
Pois penso que administrar é ousar acreditando no futuro e na capacidade de transformação das pessoas.
Edmar Pereira dos Santos
"O Sargento"
Vereador de Ilha Grande
Fonte/edmarcidadaniaemmovimento.blogspot.com

Um comentário:

Arlete Nascimento disse...

Lembro da história dos 12 anos de poder de uma só família...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...