Ilha Grande do Piauí (Foto: Gilson Andrade) |
O município de Ilha Grande do Piauí chega a maioridade. Nesta quinta-feira (26) o município completou 18 anos de emancipação política, sem festas, sem foguetes e sem comemoração.
A sede fica no Morro da Mariana na Ilha Grande de Santa Isabel, a maior do Delta do Parnaíba, e tem como prefeita Joana D’arc.
Ilha Grande do Piauí tem uma população de aproximadamente 9 mil habitantes. Possui uma área de cerca de 134,32 km² e um PIB per capta de 2.210,00 reais. É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí. O Porto dos Tatus na Ilha Grande é por onde saem as embarcações para o passeio no Delta do Parnaíba e por isto o município é considerado o Portal para o Delta do Parnaíba, possui também um Santuário em homenagem à Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí.
O município de Ilha Grande do Piauí foi desmembrado de Parnaíba no dia 26 de janeiro do ano de 1994 na gestão do governador Freitas Neto. A emancipação de parte da Ilha Grande de Santa Isabel, conhecida pelos mais antigos pelo nome de Morros da Mariana quando desmembrada passou a se chamar de Ilha Grande do Piauí. Este município hoje faz parte da microrregião do Litoral Piauiense e da qual fazem parte outros doze municípios, incluindo o maior deles, Parnaíba, com seus pouco mais de 150 mil habitantes.
O pesca, a cata do caranguejo-uçá e a agricultura, principalmente o plantio de arroz nas vazantes do rio Tatus, são as principais fontes de renda dos ilhagrandenses. Anualmente, no mês de novembro é realizado o tradicional Festival do Caranguejo. O artesanato tem seu ponto forte nas complexas rendas de bilro, conhecida no mundo inteiro, produzido pelas rendeiras do Morro da Mariana.
Redação: Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário