domingo, 8 de janeiro de 2012

"As Pastorinhas da Ilha" mantém firme a tradição do Dia de Reis

Imagem de arquivo - Jair Cunha
Um grupo de pessoas denominadas "AS PASTORINHAS DA ILHA" se reúne todos os anos no período de 2 a 10 de janeiro levando música e dança aos moradores da Ilha Grande do Piauí e mantém firme a tradição do Dia de Reis.
Visitando as casas vestidas a caráter, com saias rodadas, blusas de cores bem alegres, adereços no cabelos e acompanhadas por alguns instrumentistas, AS PASTORINHAS DA ILHA saem às ruas da cidade e levam  consigo dezenas de pessoas interessadas em ver um pouco mais sobre a cultura local.
Reza a tradição cristã que alguns dias após o nascimento de cristo, celebrado em 25 de dezembro, três reis magos e possíveis astrônomos do oriente visitaram o pequeno Rei na manjedoura em que ele se encontrava. Belchior, Baltasar e Gaspar seguiram uma estrela desde o leste até Belém e presentearam o menino Deus com ouro, incenso e mirra. Isso teria acontecido por volta do dia 6 de Janeiro, dia de Reis, na cultura católica.
Baseados neste fato bíblico, o grupo se apresenta durante a noite, quando muitos moradores já se encontram dormindo em suas casas. E é neste momento que as pastorinhas entoam a música: "abre a janela vem ver..." numa tentativa de chamar a atenção dos moradores. Outras músicas também são entoadas ao longo da noite de visita às casas.
Por Jair Cunha/www.cunhajs.blogspot.com
Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...