domingo, 19 de setembro de 2010

Vencedores do concurso da Casa Piauí Design serão conhecidos amanhã (20)

Destaque pela beleza e originalidade, as peças vencedoras do concurso da oitava edição da Mostra Casa Piauí Design, serão divulgadas amanhã (20). A solenidade terá início às 09h00, na sala do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, localizada no 4º andar do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046, Centro.

A mostra, que aconteceu de 05 a 17 de julho, na Praça de Eventos do Teresina Shopping, divulgou o trabalho artesanal de vinte e uma cooperativas e/ou associações produtivas de treze municípios do Estado: Teresina, Campo Maior, Castelo do Piauí, Floriano, Luiz Correia, Ilha Grande, Buriti dos Lopes, Parnaíba, Pedro II, Coronel José Dias, Monsenhor Gil, União e São Raimundo Nonato.

“É muito gratificante o resultado da Casa Piauí Design. Sentimos que todas as pessoas envolvidas nesse projeto participam de uma intensa troca de conhecimento e de técnicas. A cada edição da mostra, percebemos uma evolução no design das peças e uma maior preocupação dos artesãos em criarem produtos alinhados ao mercado. A Casa Piauí Design é, sem dúvida, uma grande ação de fomento à cadeia produtiva do artesanato no Estado”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

A temática da mostra, nesta edição, foi Gastronomia do Sertão. O tema foi pensado como forma de valorizar a culinária regional do Nordeste, contribuindo para incrementar também a comercialização das peças e o turismo na região. O Piauí, como os demais Estados nordestinos, tem uma gastronomia única, singular, cheia de sabores e aromas, sendo uma das mais apreciadas por turistas do mundo inteiro.

Durante a mostra foram apresentadas diversas tipologias artesanais de modo elaborado e criativo. Mais de 90% das peças que fizeram parte da Casa Piauí Design eram utilitárias. Mas a mostra também teve produtos decorativos, já que algumas tipologias de artesanato se aplicam melhor a peças que não sejam de jantar, chá ou café.

Entre as tipologias artesanais apresentadas estavam: madeira, cerâmica, bordados e rendas, biojóias, couro, e cestaria e trançados. A concepção das peças foi feita sob a consultoria do arquiteto e designer, Eduardo Barroso.

A criação das peças envolveu também o trabalho de dezenove profissionais de arquitetura e design, que emprestaram seus talentos e técnicas aos grupos produtivos participantes da mostra. No total foram desenvolvidas cinco peças por cada grupo produtivo, que formaram as coleções de produtos da mostra, num total de cento e vinte peças.

Além da consultoria e do acompanhamento técnico de arquitetos e designers, a criação das peças foi monitorada pelos renomados profissionais de arquitetura, Roberto Raulino e Clarissa Borges, que deram o suporte necessário para que os produtos ficassem de acordo com a proposta do evento.

“O trabalho voluntário dos arquitetos e designers junto aos grupos produtivos foi de fundamental importância para o resultado da mostra. O que pudemos ver foram peças de extremo bom gosto, atendendo às tendências de design modernas e alinhadas ao mercado”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Ainda segundo Rocha, a Casa Piauí é um dos projetos de maior resultado do Sebrae, seja pela interação entre arquitetos, designers e artesãos, seja pela beleza e funcionalidade das peças criadas. “Outro ponto positivo é a visibilidade que é dada à produção artesanal do Estado, abrindo novos mercados para esses produtos e gerando mais emprego e renda nessa cadeia produtiva”, acrescenta Delano.

Ao participarem da Casa Piauí Design, os artesãos recebem uma série de cursos e consultorias gratuitas, que contribuem para que eles aprendam técnicas modernas e possam criar novos produtos, diversificando e agregando ainda mais valor à produção.
Fonte/Portal A Z


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...