quarta-feira, 1 de setembro de 2010


Nova aposta na bacia do Parnaíba

Dados sísmicos da região já identificaram
a presença de até 20 novos prospectos
A Petrobras recebeu da Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão (Sema) licença ambiental para aquisição de dados sísmicos na área do bloco BT-PN-3, na Bacia do Parnaíba. A campanha envolve a aquisição de 750 km² de dados sísmicos 2D e será feita pela Georadar.

A expectativa é que a campanha seja iniciada ainda em setembro e concluída até o final do ano. A Georadar não será responsável pelo processamento dos dados, tarefa que ficará a cargo da própria petroleira.

A Petrobras possui hoje participação em dois blocos exploratórios no Parnaíba. A empresa é a operadora do bloco BT-PN-3, onde tem participação de 40%. A Devon Energy (40%) e a mineradora Vale (20%) também possui participação no ativo. A estatal possui a mesma participação no bloco BT-PN-2, que é operado pela Devon. A mineradora também é uma das sócias do projeto.

As apostas na região parecem ganhar mais força com o recente anúncio feito pela OGX. A petroleira informou a presença de gás na seção devoniana do poço 1-OGX-16-MA, bloco PN-T-68. O prospecto Califórnia foi perfurado até a profundidade de 1.654 m, onde foi detectada a presença de gás.

A perfuração do poço continuará até a profundidade de 3.450 m. Dados sísmicos da região já identificaram a presença de até 20 novos prospectos, onde a OGX Maranhão detém sete blocos.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Felipe Maciel/Energia Hoje

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...