domingo, 5 de setembro de 2010

Renda de Bilro: fonte de renda das mulheres de Ilha Grande

Socorro Reis - Rendeira de Ilha Grande

Um aprendizado que passou de avós, para filhas e netas e que já estava caindo no esquecimento da nova geração, é hoje a fonte maior de renda no município de Ilha Grande: a renda de bilro.

As rendeiras de Ilha Grande ousaram sair de seu pequeno município e apresentar suasrendas em feiras de moda, nos grandes centros. A primeira coleção foi apresentada no São Paulo Fashion Week, em 2001, sob a coordenação do estilista Valter Rodrigues. A partir desses eventos, as rendeiras passaram a criar os primeiros acessórios de moda.
Na avaliação de Socorro Reis, presidente da associação das rendeiras, houve uma melhora muito grande no trabalho das rendeiras, nesses 9 anos. Muitas mulheres que haviam desistido do trabalho com renda, retornaram à associação e, muitas jovens despertaram o interesse pelo aprendizado, ampliando o número de rendeiras.
A associação, também, tem recebido a visita de estudantes de moda que buscam o trabalho das rendeiras, para se aperfeiçoarem na criação de modelos de renda de bilro.

Na visita que fizemos neste sábado (4), a associação das rendeiras, tivemos a oportunidade de fotografar peças que logo mais estarão sendo encaminhadas ao sul do país.

Por Dora Rodrigues

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...