terça-feira, 21 de setembro de 2010

Com a grandiosidade do Brasil é difícil conhecer todos os estados e capitais. Ainda assim, aos poucos, lugares incríveis e comunidades escondidas são reveladas como uma incrível fonte de cultura. No Brasil um lugar que abriga belezas naturais e muita história cultural é Lençóis Maranhenses, que como o próprio nome revela está localizado no Maranhão, berço nordestino.

Para a viagem ser completa nada melhor do que estender para outros estados limítrofes, como Piauí e o Ceará, através da Rota das Emoções. O roteiro criado pela Freeway contempla os Lençóis Maranhenses com Santo Amaro, o Delta e Jericoacoara. Na Freeway o pacote é um grande sucesso.

A grande viagem tem duração de 12 dias, começando por São Luis, capital do Maranhão. Localizada em uma ilha, São Luis fica entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Após poucos dias, é a vez de conhecer Santo Amaro. Sua infra-estrutura ainda é bastante simples, o que traz a vantagem de se conservarem intactos os ecossistemas e belezas naturais, como dunas e lagoas.

Santo Amaro será um dos pontos marcantes da viagem. É lá que começa o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses com lagoas e dunas surpreendentes. Mas, a surpresa fica por conta do vilarejo e da Lagoa Betânia. Para chegar a esta comunidade o viajante vai caminhar por dunas e rios de água de cor vermelha, devido a mata ciliar. Após a caminhada, a comunidade de Betânia vai se fazendo presente, revelando a simplicidade da região e a rica cultura do povo nativo.

Para chegar à Lagoa Betânia é necessário fazer uma rápida caminhada, atravessando mais uma vez rios e dunas. Em pouco tempo a água verde vai se destacando, e a lagoa Betânia é apresentada ao turista.

No dia seguinte será a vez de Barreirinhas. A primeira atração é a Casa da Farinha, na comunidade de Tapuio. Para chegar é necessário atravessar o Rio Preguiças em uma lancha voadeira. O trabalho do povoado é surpreendente e o ecoturista terá a oportunidade de ver a moagem da farinha.

Após conhecer a comunidade de Tapuio será a vez de Marcelino. Aqui a comunidade produz artesanalmente bolsas e acessórios usando a fibra do buriti, uma palmeira local. Para fechar o ciclo da sustentabilidade o grupo da Freeway traz mudas de buriti, que o próprio grupo planta na comunidade, de modo a perenizar a palmeira.

No dia seguinte o turista conhecerá o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses e suas lagoas Bonitinha e Bonita. A Rota das Emoções continua. Após Barreirinhas, os turistas visitarão Caburé, Tutótia, Delta do Parnaíba (Piauí) e Jericoacoara (Ceará).

Para saber mais do roteiro Lençóis Maranhenses com Santo Amaro, Delta e Jeri acesse o site da Freeway, http://www.freeway.tur.br/, ou entre em contato pelo telefone 11. 5088-0999.

Fonte: Cabeça de Cuia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...