terça-feira, 21 de setembro de 2010

2ª Etapa do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias acontecerá dia 25
Equipe para coleta do lixo das prais do litoral piauiense
Foto: Acesso343
Próxima etapa acontece no dia 25 de setembro no Cajueiro da Praia (PI), Barrinha e Barra Grande.

No último sábado, 18 de setembro, foi comemorado o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Todos os municípios do litoral piauiense estão incluídos na programação.

Locais e datas de coleta:
Estado do Piauí
18 de setembro: Encontro dos Rios Parnaíba e Poty (Teresina); Praias Atalaia e Coqueiro ( Luís Correia); Pedra do Sal (Parnaíba)
25 de setembro: Cajueiro da Praia (PI)- Praias Cajueiro, Barra Grande e Barrinha

Nesta primeira fase o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias aconteceu em Teresina no dia 18 de setembro, no encontro dos Rios Poty e praias de Parnaíba e Luis Correia. Durante a primeira parte da mobilização foram contempladas, além de Teresina, as cidades litorâneas de Luís Correia e Parnaíba, nas praias Atalaia, Pedra do Sal, Coqueiro e Pedra do Sal. A segunda fase será em Cajueiro da Praia, Barra Grande e Barrinha no dia 25 de setembro.

O evento internacional criado em 1986 é realizado anualmente para promover a conscientização e melhorar a qualidade ambiental conta com o apoio da Coca-Cola Brasil e da Norsa, fabricante dos produtos da marca Coca-Cola nos Estados da Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

A empresa formou equipes de coleta somando cerca de 1000 voluntários nos quatro estados e cada grupo munido de sacolas plásticas biodegradáveis, luvas plásticas, camisa, formulário e lápis para coletar um tipo de material. Ao final da ação, os resíduos recicláveis são destinados à cooperativa PH Reciclagem, entidade vinculada e mantida pela Norsa e os não recicláveis serão enviados para Aterro Sanitário Municipal de cada município.

Em 2009, a iniciativa recolheu mais de 74 toneladas de lixo em todo o país, 2.264 quilos só na área da Norsa. “Durante a mobilização também é promovida a educação ambiental com a comunidade a fim de evitar o descarte do lixo nas margens dos rios e das praias que vai desde embalagens até pneus e fraldas descartáveis” afirma Deraldina Ramos, coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente da Norsa.

Sobre o Projeto

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é coordenado desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o problema da poluição do mar por lixo. É realizado em todo o mundo em conjunto com universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentais (ONGs), empresas, governos e entidades voluntárias.

A Coca-Cola Brasil será mais uma vez a principal apoiadora do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Esta será a 17ª participação consecutiva da empresa no evento.

O apoio ao evento está entre as iniciativas contempladas no programa de reciclagem “Reciclou Ganhou”, que envolve cooperativas de catadores, fabricantes, escolas, associações de moradores e outras entidades

Criado em 1999, o “Reciclou Ganhou” é um programa “guarda-chuva” que integra os vários projetos de reciclagem do Sistema Coca-Cola em todo o país, alguns deles iniciados em 1996.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é coordenado desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o problema da poluição do mar por lixo. É um dos mais bem sucedidos eventos voluntários do mundo, realizado em conjunto com universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentais (ONGs), empresas, governos e entidades voluntárias.

Leia também:
Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...