terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sebrae divulga ganhadores da Mostra Casa Piauí Design 2010; O Presidente do Conselho do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes foi quem anunciou os vencedores.

Aconteceu na manhã de hoje (20), a premiação da oitava edição da Casa Piauí Design. O concurso premiou os três trabalhos mais criativos e que melhor se adequaram à temática do projeto, que foi Gastronomia do Sertão.
Participaram da solenidade, na sala do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, localizada no prédio da instituição em Teresina, o presidente do Conselho, Ulysses Moraes; o diretor superintendente, Delano Rocha; o diretor técnico, Mário Lacerda; o diretor administrativo-financeiro, Evandro Cosme, arquitetos, designers e representantes das unidades produtivas que fizeram parte da mostra este ano.

Além da criatividade, foram consideradas a qualidade e a funcionalidade das peças. Entre os critérios avaliados estavam: grau de inovação; grau de adequação ao mercado; grau de adequação ambiental; grau de adequação cultural; grau de adequação à gastronomia e grau de qualidade percebida.

A comissão julgadora foi composta pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, ABIH, no Piauí, Dílson Trindade; pelo presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel, no Piauí, Jorge Holanda; pelo diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai no Piauí, Ewerton Negri; pelo chef de cozinha do Grand Cru, Luciano Alves Mendes; pela proprietária do Restaurante Longá, Maria de Jesus Carvalho; por Jane Freitas, do Restaurante Coco Bambu; pelo chef de cozinha Reginaldo Arêa Leão; e pelo chef de cozinha do Luxor Hotel Piauí, Francisco das Chagas Brito.

O anúncio dos vencedores foi feito pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

“O artesanato do Piauí é motivo de orgulho e todos os que participaram desta edição da Casa Piauí Design estão de parabéns. A mostra é um projeto pioneiro e inovador, que busca unir os conhecimentos técnicos de arquitetos e designers à habilidade dos artesãos. A cada ano, os produtos artesanais se tornam mais ricos e mais competitivos nacional e internacionalmente. Percebemos uma evolução no design das peças e uma maior preocupação dos artesãos em criarem produtos alinhados ao mercado. A Casa Piauí Design é, sem dúvida, uma grande ação de fomento à cadeia produtiva do artesanato no Estado”, disse Moraes.

O primeiro lugar ficou com a Cerâmica Artesanal da Serra da Capivara, cujo trabalho foi desenvolvido pelos ceramistas em parceria com os designers Francisco Stênio Barbosa e Reis Maria Barbosa de Sousa.

“É uma emoção muito grande conquistar o primeiro lugar na Casa Piauí Design. É a primeira vez que ganhamos esse concurso. A mostra é um projeto que nos rende muito orgulho, já que as peças criadas estão conquistando o mercado. Mesmo se não tivéssemos ganhado, seríamos vitoriosos, já que três redes de lojas nacionais já demonstraram interesse em adquirir os produtos. São peças de qualidade e com design inovador, fruto do comprometimento e do esforço de todos os artesãos ligados à Cerâmica Artesanal da Serra da Capivara e também da sintonia que conseguimos manter com esses profissionais”, afirmou o designer Francisco Stênio Barbosa.

A coleção apresentada na mostra tinha panela, prato, réchaud, tigelas e farinheira. As peças foram criadas para servir panelada. “A panelada é um prato de aparência não muito bonita. Pensamos em peças que pudessem realçar esse ícone da culinária piauiense. Criamos produtos para servir porções para duas e quatro pessoas, pensando em manter a panelada sempre quentinha. O pegador da panela, que foi feito em forma de tripa, ficou muito bonito e deu um toque de sofisticação è peça”, acrescenta o designer.

Ainda segundo Stênio, outra preocupação foi com versatilidade das peças. “Como panelada não é um prato que se come diariamente, criamos produtos, nos quais também podem ser servidas outras receitas”, disse.

Para a presidente da Cerâmica Artesanal da Serra da Capivara, Girleide Oliveira, o primeiro lugar na Casa Piauí Design é uma oportunidade para o reconhecimento do trabalho da entidade pelos piauienses. “Nunca tínhamos conseguido ganhar o primeiro lugar. Com essa premiação, nosso trabalho, que já é bastante reconhecido nacionalmente, passará a ser valorizado também no nosso Estado. Os nossos artesãos, Luciano Gomes e Manoel Claro, que ficaram a frente do projeto, conseguiram uma perfeita sintonia com o Stênio e a Reis. O trabalho ficou realmente muito bonito e já estamos negociando as peças com uma grande loja de São Paulo”, informou Girleide.

A Trapos e Fiapos, entidade de Pedro II, que trabalha com tecelagem, desenvolveu as peças sob o olhar atento do arquiteto Cícero Manoel da Silva, tendo conquistado o segundo lugar. O terceiro colocado ficou com a Cooperart Poti, de Teresina. A cooperativa contou com o apoio técnico da arquiteta Indira Matos.

Na categoria Arquitetos/Designers, o primeiro colocado ganhou uma viagem para participar de feira em Milão, na Itália. O segundo e terceiro lugares ganharam uma viagem para São Paulo para conferir feiras de arquitetura e decoração. Na categoria Cooperativas/ Associações, as três premiadas ganharam o direito à consultoria técnica, de quarenta horas, com consultor de renome nacional.

“Essa parceria entre designers, arquitetos e artesãos colabora para o desenvolvimento do artesanato no Piauí. A Casa Piauí Design é um projeto que dá visibilidade ao trabalho desses profissionais e proporciona troca de experiências e reconhecimento ao artesanato do Estado, tanto no Brasil como no exterior. Vários Estados já começaram a pensar em projetos semelhantes para as suas regiões. Precisamos organizar cada vez mais essa cadeia produtiva, buscando transformar em vendas o que já é sinônimo de qualidade”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rocha

A Casa Piauí Design 2010 aconteceu em julho deste ano, na Praça de Eventos do Teresina Shopping, numa realização do Sebrae no Piauí em parceria com o Governo do Estado, através do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense, Prodart; e com as prefeituras dos municípios onde se localizam os grupos produtivos.

Fonte: Antônia Pessoa e Nina Werg/ASN PI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...