quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Entrada do Delta

Kelly Zucatelli

Numa extensão de apenas 66 quilômetros, Parnaíba é considerada uma das menores regiões do litoral brasileiro, porém figura entre as mais preservadas do País. É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí, os outros são Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia.
Parnaíba, cujo nome significa ‘rio de águas barrentas'' em tupi-guarani, está localizada a 33 quilômetros de Teresina e é banhada por um de seus afluentes, o Rio Igaraçu.

A pequena porção de Litoral do Piauí foi doada pelo Ceará, após uma negociação em que a contrapartida foi a doação de dois municípios piauienses, Crateus e Independência, para a Capital vizinha.

A cidade onde a brisa bate forte durante à noite para refrescar o intenso calor que faz durante o dia tem boas opções de restaurantes para quem quiser provar da culinária local.

Um dos mais charmosos lugares em que vale a visita é o Porto das Barcas, que possui inúmeros imóveis históricos, que traduzem a importâcia de Parnaíba - que em determinado momento foi mais relevante do que a ex-capital Oeiras.

A pequena vila de ruas de paralelepípedo vira ponto de encontro ao entardecer para aqueles que querem apreciar e comprar artesanato típico, tomar sorvete sentado à beira das calçadas e apreciar o barulho leve das águas do Igaraçu.

Por muitos anos, a economia de Parnaíba foi sustentada pela exploração da carnaúba, palmeira que fornece matéria-prima para iluminação, remédios, disco de vinil, tinta de automóvel, cosméticos, entre outros.

Na pequena vila ainda existe o museu da Farmácia do Povo Doutor Raul Furtado Bacellar, onde é possível observar objetos que eram usados no ramo em meados de 1930.


A vez da Rota das Emoções
O Piauí está entre os estados privilegiados com a Rota das Emoções, que abrange também Jericoacoara, no Ceará, e Lençóis Maranhenses, no litoral Sul do Maranhão.

No Piauí o passeio é feito por inúmeras agências de receptivos, que oferecem saídas para o Delta do Rio Parnaíba, um cenário que deve ser visto pelo menos uma vez na vida.

A saída acontece do Porto dos Tatus, logo quando o dia amanhece e o passeio tem duração de cerca de quatro horas. Há duas opções: ir numa lancha para seis pessoas ou em um barco com capacidade para 80.

O tour chamado de Baía das Canárias ocorre na região onde o Rio Parnaíba desemboca no Oceano Atlântico. O conjunto do Delta piauiense é formado por cerca de 70 ilhas, onde se tem vista privilegiada de dunas de areia branca, manguezais, lagoas e pequenas embarcações de pescadores de caranguejo.

EQUILÍBRIO BIOLÓGICO
A rota abrange também a visita ao Igarapé dos Periquitos, área de manguezal onde vivem aves, répteis, peixes, crustáceos e moluscos, que contribuem ao equilíbrio biológico do litoral. Ainda no Igarapé, nas proximidades da Ilha da Trindade, há uma parada para observação da captura do caranguejo.

Outra parada imperdível é na Ilha dos Poldros, onde é possível mergulhar na divisa do mar com o rio.

No regresso os turistas têm um tempo para almoçar numa das pousadas da Ilha das Canárias. Em seguida o passeio segue em direção ao Morro Branco, localizado na Ilha Grande de Santa Isabel. Lá a embarcação faz outra parada, permitindo que os turistas tomem banho e façam uma caminhada, para depois retornar ao Porto dos Tatus.

SERVIÇO
A Clip Ecoturismo e Aventura faz o trajeto saindo do Porto dos Tatus em lanchas com capacidade para quatro, seis, oito e dez pessoas, a um custo aproximado de R$ 600 para o grupo.
Endereço: Av. Presidente Getúlio Vargas, 27, Centro - Parnaíba.
Tels.: (0xx86) 3322-3129 ou (0xx86) 99785358.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...