quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Policiais se recusam trabalhar nas Eleições sem receber diárias


Evandro Rodrigues e Wilson Martins

O embarque de tropas da Polícia Militar do Piauí para garantir a segurança nas eleições que acontecem neste domingo, dia 3, terminou em confusão na manhã desta quinta-feira (30/9) porque os militares não tinham recebido, até aquele momento, o pagamento das diárias.

Eles estavam se preparando para embarque na frente do Quartel do Comando Geral da PM/PI quando tiveram suas atenções chamadas pelo capitão Evandro Rodrigues, presidente da Associação de Oficiais.

Ele disse aos policiais que não deveriam seguir viagem enquanto não tivessem recebido os seus pagamentos. O coronel Francisco Prado, comandante da corporação, em nome do Governo do Estado, do governador Wilson Martins (PSB), havia prometido que os valores seriam depositados em conta ao longo do dia. Os soldados, cabos e sargentos decidiram suspender o embarque como forma de pressão por sugestão do presidente da Associação de Oficiais, que os convocou para uma assembleia.

Todos então estavam se dirigindo para a sede da entidade quando o próprio coronel Prado determinou que retornassem e fizessem o embarque. Iniciou-se uma discussão com o capitão Evandro e Prado deu voz de prisão a ele. O capitão foi levado ao Quartel sob coação de outros oficiais, segundo ele mesmo afirmou a jornalistas, “e tentaram me tomar o celular.” Ele contou que também deu voz de prisão ao comandante da PM por abuso de autoridade porque estava apenas exercendo um direito como líder de categoria que é a defesa dos interesses dos policiais militares.

No seu entendimento, os policiais estão sendo humilhados ao serem obrigados a embarcar sem o recebimento de suas diárias. “Ele (o coronel Prado) tentou tomar meu telefone celular. Eu avisei para ele que não aceitaria esta arbitrariedade. Avisei também que eles não poderiam me agredir porque estou exercendo um direito de líder de associação. O comandante praticou abuso de autoridade. Por isso, eu também dei voz de prisão para ele.” Os ânimos foram serenados após a intervenção de outros oficiais.

COMPROMISSO DE PAGAR
O embarque dos policiais aconteceu por volta das 10h30min depois que o comandante se comprometeu pessoalmente com os seus comandados em que o depósito seria feito ainda na data de hoje. Ele disse que os policiais terão suas diárias e que o pagamento ainda não tinha acontecido até aquele momento por causa de greve no Banco do Brasil. Explicou que os valores haviam sido transferidos da Secretaria de Fazenda ainda na tarde de ontem mas que a greve dos servidores do banco prejudicou o depósito em conta dos policiais que viajaram para o interior a fim de assegurar a tranquilidade do pleito.

GARANTE QUE NINGUÉM VAI SEM RECEBER
Ele falou aos policiais e aos jornalistas que o TRE/PI – Tribunal Regional Eleitoral liberou tíquete-alimentação no valor de R$ 30 para todos os 2.145 policiais que atuam na “Operação Eleições”. Enfatizou ainda que nenhum deles vai para o interior sem o recebimento de recursos para sua manutenção. Segundo o coronel, os depósitos estão sendo feitos ao longo do dia de hoje.

'NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS. E O GOVERNO?'
"Nós vamos cumprir com nossos trabalhos, como policial, para garantir a segurança dos eleitores. Somos pessoas responsáveis. Agora é preciso que o Governo do Estado seja responsável, tenha palavra e deposite nosso pagamento. Nós temos famílias para alimentar e elas esperam por nós", reclamou um dos policiais que "foi a força" trabalhar em cidade do interior para garantir a tranqulidade no pleito eleitoral.

Informações do portal 180graus.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...