sábado, 11 de setembro de 2010

A quebra de um dique que faz a contenção das águas no Porto dos Tatus está colocando em risco a fábrica de arroz da Associação da Comunidade de Moradores de Porto Rico, Cal, Baixão e casas a beira do rio.

Com a quebra do dique toda água é lançada nas calçadas da fábrica e residências a beira do rio. A situação fica mais grave por ocasião da maré alta e na época das chuvas, quando barcos passam em alta velocidade, fazendo banzeiro (ondas), que bate no que resta da mureta de proteção. O resultado é que, parte da calçada já começa a ceder colocando em risco a estrutura dos prédios.

O Sr. Antonio Moreira da costa (Cartilha), presidente da associação, informou ao jornalismo do Proparnaiba.com, que procurou a prefeita de Ilha Grande, Srª Joanna D’arc, em busca de solução para o problema e que em seguida recebeu a visita do engenheiro Parcelo, que esteve no local e orientou que fosse levada a solicitação à câmara de vereadores, o que foi feito. O vereador João Batista Costa Gomes, apresentou o requerimento de nº 010/2010 dia 29 de junho de 2010. Segundo Sr. Antonio, a proposição foi aprovada mais a prefeita alegou a falta de recurso para construção do cais.

"Não justifica a prefeita dizer que a prefeitura não dispõe de recursos, uma vez que consta no portal da transparência recursos no valor de R$ 4.390.460,48 destinado ao município de Ilha Grande no período de janeiro a agosto de 2010 e que ninguém vê onde está sendo aplicado”, afirmou o Sr. Antonio.

Seu Antonio esclarece que, no documento abaixo - Leis de Diretrizes Orçamentárias - consta o compromisso da prefeita com a ampliação e modernização do Porto dos Tatus e Morros da Mariana, com recursos em torno de R$ 45.000,00 mas que nada foi feito pelo cais que recebe todos os dias, cerca de 100 barcos transportando cargas, como o arroz que é trazido para a pelagem e armazenamento, caranguejo e produtos para a comunidade de Ilha Grande e que o projeto de urbanização do Porto dos Tatus só comtempla a área de saída dos barcos para o Delta, ficando o lado dos pescadores e comunidade ao abandono.

Joanna D’arc, prefeita de Ilha Grande, disse ter conhecimento da situação do cais dos Tatus, mas, infelizmente, nada pode fazer, pois, a prefeitura não dispõe de recursos e que a prioridade é o pagamento dos servidores do município.

Outro problema relatado pelo Sr. Guido, administrador da fábrica de arroz, é a velocidade dos barcos ao passar frente a fábrica de arroz e residências, causando banzeiro, que batem na mureta causando a destruição da mesma.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...