Equipe gravando no Piauí com o Projeto Tartarugas do Delta. No Expedições de ontem, terça-feira (06), foi apresentado uma aventura pela região de dunas costeiras, típicas do nordeste brasileiro, desde o Delta do Parnaíba, no Piauí; até os Lençóis Maranhenses, no Maranhão.
Paula Saldanha e Roberto Werneck documentaram o fenômeno das areias que são lançadas ao mar no Delta e, depois, levadas pelos ventos, para formar o mar de dunas dos pequenos lençóis e dos Lençóis Maranhenses.
Imagens de satélite, captadas do espaço, mostraram as manchas brancas, em destaque, no meio do verde e do azul do oceano. Essas imagens, detectam as magníficas formações da natureza, nesse litoral. Os ventos, vindos do Atlântico, sopram sempre de leste para oeste. E, a cada momento, as dunas ‘andam’ e avançam sobre tudo o que está no caminho. Nessa viagem à região do Delta do Parnaíba aos Lençóis Maranhenses, formada de cerca de 35% de área no Piauí e 65% no Maranhão, Expedições mostrou a naturezaexuberante e a riqueza cultural do litoral dos dois estados. O programa estampou ao público a fartura de peixes, os ninhais de garças e guarás vermelhos; macacos que catam e comem caranguejos do mangue; comunidades isoladas, catadores de caranguejo e pescadores artesanais. Sem falar do artesanato de palha de carnaúba; e a famosa renda do Delta do Parnaíba. Uma viagem fascinante, seguindo o caminho dos ventos alísios, nesse litoral do nordeste brasileiro. O programa que tem exibição livrepara todos os públicos é apresentado por Paula Saldanha e tem a produção da RW Cine. O Expedições será reapesentado no próximo sábado, dia 10, a partir das 16h. Edição e foto principal: Proparnaiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário