terça-feira, 20 de março de 2012

Governador honra compromisso com Agentes Comunitários de Saúde

Silvana Lira apresenta a conquista ao Vereador Fernando Gomes - PCdoB
O governador Wilson Martins assinou nesta última semana protocolo de autorização para realização da 2ª e 3ª etapas do curso técnico dos agentes comunitários de saúde. A categoria possui quase 8.000 ACS’s em todo o estado, porém cerca de 5.700 profissionais serão beneficiados com o curso que, desde 2006 aguardavam uma solução do governo.
Em 2010 a Presidente da Federação das Associações de Agentes Comunitários de Saúde, Silvana Lira, buscou apoio do vereador Fernando Gomes e do então deputado estadual Paulo Martins que viabilizaram audiência de toda a categoria no estado com o governador, assembleia que aconteceu em auditório do Hotel Real Pálace, em Teresina, em 21 de agosto de 2010.
Na oportunidade, Silvana Lira apresentou a reivindicação ao governador que assegurou buscar as condições para a solução do problema, entendendo ser legítima e necessária para um melhor desempenho das ações dos profissionais da área de saúde.
“A importância do curso se equipara à conquista da Emenda Constitucional Nº 63 que estabelece o Piso Salarial. Há seis anos lutamos por isso e agora o governador Wilson Martins recebeu a categoria e honrou compromisso firmado conosco em 2010” ressaltou com satisfação Silvana Lira.
Atualmente somente os estados do ceará e Tocantins concluíram o curso técnico. O Piauí será o terceiro da federação. O Ministério da Saúde já liberou R$ 4 milhões e o governo do estado disponibilizará mais 3 milhões de reais para que a Escola Técnica do SUS realize a capacitação.
Segundo o vereador Fernando Gomes (PCdoB) “os ACS’s do Piauí são merecedores desta formação técnica, mas quem vai ganhar mesmo é a sociedade, pois com o curso se tornarão mais preparados o que significa melhor atenção básica de saúde”. 
Ascom Vereador Fernando Gomes - PCdoB

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...