domingo, 18 de março de 2012

Gestores municipais serão premiados pelo Sebrae no Piauí

 SEBRAE/PI 
Mário Lacerda, diretor superintendente do Sebrae no Piauí - Foto: Carlos Augusto Lima
As boas ações desenvolvidas por gestores municipais em favor do surgimento e fortalecimento de micro e pequenas empresas serão destaque na solenidade de premiação estadual da sétima edição do Prêmio Prefeito Empreendedor. O evento acontece no dia 03 de abril, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina.

Trinta e sete prefeituras se inscreveram no prêmio: Amarante, Anísio de Abreu, Alto Longá, Altos, Assunção do Piauí, Brasileira, Boqueirão do Piauí, Bela Vista do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Castelo do Piauí, Caraúbas do Piauí, Cocal de Telha Coivaras, Cajazeiras do Piauí, Caxingó, Elesbão Veloso, Esperantina, Guadalupe, Ilha Grande, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Jatobá do Piauí, Joaquim Pires, José de Freitas, Jurema. Miguel Alves, Monsenhor Gil, Morro do Chapéu do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Novo Santo Antônio, Paulistana, Piracuruca, Regeneração, São Miguel do Tapuio, Teresina e União.

“O governador Wilson Martins e o vice-governador Moraes Souza Filho, além de outras autoridades, já confirmaram a participação na solenidade. A nossa expectativa é de que todos os gestores municipais que estiveram na disputa também marquem presença. Mesmo aqueles que não conquistarem os troféus serão reconhecidos, pois nós do Sebrae sabemos que as ações estão acontecendo com resultados altamente positivos para a população beneficiada”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Até chegar ao resultado estadual foram realizadas várias etapas. A primeira foi a fase de inscrições, seguida da aprovação dos projetos. Depois uma comissão – formada por representantes da Universidade Federal do Piauí, UFPI; Banco do Nordeste e Banco do Brasil – julgou as ações inscritas e definiu quais municípios seriam visitados.

“Durante a visita técnica pude observar que há muita coisa boa acontecendo pelo Piauí. O que ainda falta são olhares diferenciados e orientação adequada para que os trabalhos já realizados tenham resultados ainda mais positivos. Vemos que os gestores estão mais preocupados com o desenvolvimento dos municípios que governam”, comenta a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no Piauí, Valclêdes Moura.

Serão premiados dez prefeitos, sendo três na categoria Melhores Projetos e outros sete na categoria Destaques Temáticos: Compras Públicas de Pequenos Negócios; Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual; Lei Geral Municipal; Médios e Grandes Municípios; Crédito e Capitalização; Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável; e Promoção do Desenvolvimento Rural.

“Em muitos dos municípios que visitamos as compras públicas de pequenos negócios são uma realidade, assim como a aquisição de mercadorias dos produtores rurais para a merenda escolar, que é o que dita a Lei 11.947. Apesar dessa legislação estar em vigor há três anos, muitos gestores ainda a desconhecem. Agora atuaremos para que a Lei 11.947 seja colocada em prática”, acrescenta Valclêdes.

Ainda segundo a gerente, o entusiasmo da população com as ações que estão acontecendo nos municípios é algo que também merece destaque. “Vemos no rosto de cada um, a esperança que dias melhores virão. São jovens e idosos trabalhando para ter mais qualidade de vida”, comenta.

Na última edição do prêmio, em 2009, o prefeito Francisco das Chagas Limma, do município São João do Arraial, localizado a 253 quilômetros ao norte de Teresina, foi premiado nacionalmente na categoria Melhor Projeto – Região Nordeste.

São João do Arraial tinha problemas econômicos devido à baixa capacidade produtiva da população. Limma mapeou os empreendimentos locais, os produtos e serviços, fornecedores, potencialidades econômicas, volume e crédito disponível para revigorar as empresas.

Com isso, foi criado um banco comunitário com moeda própria de abrangência local, investiu-se em educação e no fortalecimento dos grupos de produção, como uma forma de valorização da população. Foram iniciativas que geraram emprego e renda, e aumentaram a auto-estima dos munícipes.

“Participando do prêmio, os gestores dão mais visibilidade às ações que desenvolvem e mostram que os recursos públicos estão sendo aplicados de maneira correta, numa espécie de prestação de contas à população”, finaliza Valclêdes.

A solenidade de divulgação do resultado da fase nacional do prêmio acontecerá no dia 15 de maio, na capital federal, durante edição da Marcha dos Prefeitos a Brasília.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é uma realização do Sebrae com apoio da Confederação Nacional de Municípios, CNM; Frente Nacional de Prefeitos, FNP; Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas; Movimento Brasil Competitivo, MBC; Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES; Governo Federal, entre outros órgãos e instituições.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...