Em entrevista no Jornal do Piauí desta segunda-feira (6), o deputado federal Assis Carvalho (PT) questionou o PMDB sobre uma eventual aliança com o PSB nas eleições de 2014. O petista declarou que o governador Wilson Martins (PSB), caso renuncie ao cargo para disputar uma vaga no Senado, não poderá impedir que o vice Antônio Moraes Souza Filho, o Zé Filho, tente a reeleição no Estado e comande o processo sucessório.
Assis Carvalho lembrou que em 2010, quando Wellington Dias saiu para disputar as eleições ao Senado, Wilson Martins foi quem comandou o processo sucessório, algo na época considerado pelo próprio como natural, sem interferências do petista. "E agora, será que Wilson se afastando, ele vai ter coragem de pedir a Zé Filho para que não seja candidato a governador?", questionou o deputado.
Na semana passada, Wilson Martins afirmou ter sido procurado por um grupo de partidos que o indicaram como líder do processo de sucessão estadual. O próprio governador, na oportunidade, afirmou que pretende ficar no cargo até o fim do mandato.
O deputado petista apontou outros problemas da aliança PMDB e PSB, caso ela se concretize - em especial no conflito nacional de interesses dos partidos, que apoiam candidatos diferentes à Presidência. "Se Wilson permanecer no cargo, vai apoiar o palanque do PSB. Alguém acredita que a direção nacional do PMDB não vai se manifestar?" pontuou Assis Carvalho.
O parlamentar defende que o PMDB indique o vice de Wellington Dias na eleição estadual, seguindo o que ocorre na aliança nacional com o PT. Mas admite que ainda há muito tempo pela frente. "A arte da política é de muitas conversas, muito diálogo (...) Tem muitas coisas que ainda vão acontecer até junho. É ter paciência".
Críticas a Wilson
Assis Carvalho criticou o governador e o acusou de antecipar o debate político ainda em junho do ano passado, afirmando que iria apoiar o PMDB. "Wilson nos excluiu em junho de 2013. A partir daquele momento, com o apoio popular muito grande, Wellington Dias não poderia ficar isolado", explicou o deputado.
Deixando várias questões no ar, Assis Carvalho levantou a discussão de que o governador alega estar defendendo a continuidade de um projeto. "Qual o projeto até agora do governador: ele fica? ele sai?", indagou.
Cidade Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário