sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Projeto Ilha Verde realiza curso de bordados da vovó na comunidade Tatus

Entre os dias 06 e 25 de janeiro, as moradoras da comunidade Tatus, no município de Ilha Grande – PI, participaram do Curso de “Bordados da Vovó” realizado na sede da Associação de Moradores, com recursos do projeto Ilha Verde, executado pela Comissão Ilha Ativa com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do programa Costa Atlântica.
Bordados produzidos no curso_Vicente Neto
O curso é uma das capacitações que foi demanda pelas moradoras e previsto no plano de desenvolvimento da Associação de Moradores da Comunidade Tatus, o qual foi elaborado nas reuniões participativas realizadas pela equipe técnica (Fátima Crespo e Leandro Inakake) da Cia durante a assessoria técnica.
Norma ensinando nos Tatus_ Vicente Neto
A instrutora do curso, Norma Sueli, é a líder do Grupo de Bordadeiras da Pedra do Sal, também assessorado pelo projeto Ilha Verde. Norma diz que a realização do curso sempre foi um sonho para ela: “Fico feliz em repassar o conhecimento que adquirimos com nossas avós aqui na Pedra do Sal, pois estava se perdendo”. O projeto tem possibilitado o resgate e valorização da cultura local.
Desenhos_ Vicente Neto
Participaram da capacitação 11 mulheres agroextrativistas que mostraram interesse pelo artesanato e ao final disseram que deveria haver outras iniciativas como essa.
O incentivo ao bordado permitiu o conhecimento de uma atividade geradora de renda que possibilitará a diminuição da pressão sobre os recursos naturais da Ilha Grande de Santa Isabel.
extrativista apresentando seu bordado_Vicente Neto
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...