terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Recebendo salários de fome, professores abandonam o Ensino Médio no Piauí

Por:José Olimpio(*)
O secretário de Educação do Estado, economista Átila Lira, finalmente reconheceu que os professores da rede estadual de ensino percebem salários irrisórios.
Hoje, em matéria veiculada em um jornal de Teresina, o secretário admitiu que professores com especialização, mestrado e doutorado estão deixando as salas de aula do estado para ministrar aulas no ensino superior.
E não poderia ser diferente, afinal os professores de faculdades privadas ganham bem mais que o salário de fome pagos aos seus colegas da rede pública de ensino.
Átila Lira reconhece, embora um pouco tarde, que é necessário melhorar o salário dos professores para que se possa melhorar o ensino público.
Mas não se viu de sua parte ações concretas no sentido de atender as reivindicações do magistério piauiense.
Pelo contrário, o governo a que ele serve foi um dos que foram à Justiça questionar o Piso Nacional de Salário do Magistério.
De qualquer forma, mesmo em fim de governo, temos que reconhecer que o novo posicionamento do secretário em relação aos problemas do ensino público estadual é um avanço.
Que ele, reeleito deputado federal, some ao lado dos que defendem a valorização do magistério e da educação pública gratuita e de qualidade.
Com professores mal pagos e desestimulados, escolas sucateadas e uma gestão incompetente falar em educação de alto nível não faz o menor sentido.
Ao longo dos anos, governantes descompromissados com a educação pública difundiram a ideia cretina de que o magistério é um sacerdócio.
Tentam incutir no imaginário popular que o bom professor é aquele que procura dar o máximo de si pela a educação, sem esperar retorno financeiro.
Como se o professor não tivesse as mesmas necessidades que outros  trabalhadores. Não tivesse família para sustentar, não precisasse de recursos para se reciclar e para o lazer.
O desrespeito à categoria é um fato revoltante e acontece em todos os níveis, como se o educador fosse um pária da sociedade.
União, estados e municípios sempre trataram mal os seus professores e nunca priorizaram a educação.
O Piso Nacional de Salário do Magistério, instituído pelo Governo Lula, ainda longe do ideal, foi questionado na Justiça por governadores que alegam não poder pagá-los.
E o mesmo governo que o instituiu capitulou diante da pressão de governadores e prefeitos e mudou o critério de correção do piso, o que frustrou o magistério que lutava pelo cumprimento da proposta original.
(*)José Olímpio é professor e 
Presidente do Sindicato dos jornalistas do Piauí

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...