|
Em entrevistas concedidas a televisão piauiense na última quarta feira 29, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) e pré candidato ao governo do Piauí pelo “blocão”, dedicou parte de sua fala para demonstrar aos piauienses que não é um homem rico.
Isso em resposta a uma declaração da deputada federal Iracema Portela afirmando que Marcelo faz parte da “Chapa dos Milionários”.
Definir quem é rico ou pobre é muito subjetivo. Depende do referencial e do entendimento.
Mas no caso em questão a referência recai sobre patrimônio e bens materiais de Marcelo Castro que, na última eleição disputada em 2010, declarou a Justiça Eleitoral apenas uma lista de R$ 629.274,77.
Devemos reconhecer que não é grande coisa para um político de sete mandatos. Mas existem outros fatos a considerar.
Marcelo pertence a uma das famílias mais ricas do estado do Piauí que entre outros negócios é dona da Construtora Jurema Ltda, que tem o governo nas três esferas como seu principal cliente.
E que cliente!
Numa pesquisa rápida ao Portal da Transparência do Governo Federal é fácil ter uma idéia de como cresce a riqueza da família Castro.
Somente de órgão federais, a Jurema recebeu mais 60 milhões sendo 50 milhões e meio somente do DNIT, órgão esse comandado no Piauí, há mais de seis anos por um cunhado de Marcelo Castro. (veja quadro acima)
Mais isso não é tudo.
Em outra consulta, dessa vez ao Portal da Transparência do Estado do Piauí, o Caçando Conversa apurou que somente em dois anos no Governo de Wilson Martins, a mesma construtora da família do pré candidato a governador pelo blocão, já faturou mais de 120 milhões de reais. Desse total, 19 milhões e meio foram pagos a Jurema pelo próprio filho do deputado Marcelo Castro que é o atual secretário de infraestrutura.
Faturamento Construtora Jurema no Governo de Wilson Martins
Entre 2004 e 2012 apenas uma empresa da família de Marcelo Castro embolsou mais de 187 milhões de reais dos governos Federal e do Estado Piauí.
Aí fica a pergunta, com todo esse dinheiro somente em uma das empresas da família, será que o deputado Marcelo Castro é mesmo tão pobre assim?
Caçando Conversa
Nenhum comentário:
Postar um comentário