sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Deputado Marcelo Castro; POBRE?


Dep. Marcelo Castro PMDB-PI – pré candidato do blocão ao governo do PI
Em entrevistas concedidas a televisão piauiense na última quarta feira 29, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) e pré candidato ao governo do Piauí pelo “blocão”, dedicou parte de sua fala para demonstrar aos piauienses que não é um homem rico. 
Isso em resposta a uma declaração da deputada federal Iracema Portela afirmando que Marcelo faz parte da “Chapa dos Milionários”.

Definir quem é rico ou pobre é muito subjetivo. Depende do referencial e do entendimento.


Mas no caso em questão a referência recai sobre patrimônio e bens materiais de Marcelo Castro que, na última eleição disputada em 2010, declarou a Justiça Eleitoral apenas uma lista de R$ 629.274,77.

Devemos reconhecer que não é grande coisa para um político de sete mandatos. Mas existem outros fatos a considerar.

Marcelo pertence a uma das famílias mais ricas do estado do Piauí que entre outros negócios é dona da Construtora Jurema Ltda, que tem o governo nas três esferas como seu principal cliente.

E que cliente!
Numa pesquisa rápida ao Portal da Transparência do Governo Federal é fácil ter uma idéia de como cresce a riqueza da família Castro.

Somente de órgão federais, a Jurema recebeu mais 60 milhões sendo 50 milhões e meio somente do DNIT, órgão esse comandado no Piauí, há mais de seis anos por um cunhado de Marcelo Castro. (veja quadro acima)

Mais isso não é tudo.

Em outra consulta, dessa vez ao Portal da Transparência do Estado do Piauí, o Caçando Conversa apurou que somente em dois anos no Governo de Wilson Martins, a mesma construtora da família do pré candidato a governador pelo blocão, já faturou mais de 120 milhões de reais.   Desse total, 19 milhões e meio foram pagos a Jurema pelo próprio filho do deputado Marcelo Castro que é o atual secretário de infraestrutura.

Faturamento Construtora Jurema no Governo de Wilson Martins

Entre 2004 e 2012 apenas uma empresa da família de Marcelo Castro embolsou mais de 187 milhões de reais dos governos Federal e do Estado Piauí.

Aí fica a pergunta, com todo esse dinheiro somente em uma das empresas da família, será que o deputado Marcelo Castro é mesmo tão pobre assim?

Caçando Conversa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...