quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SURF: super ondas chegam ao litoral neste final de semana

Surfista Patrick. Foto: Francisco Brandão/Proparnaiba.com
O site especializado em surf, Surf Guru, já mostra a intensidade, período, direção e vento, do famoso 'swell de natal' esperado todos os anos pelos surfistas piauienses.
Swell significa boas ondas para surfar, com boa altura, que chegam bem definidas, sem ruídos, isto é, sem outras ondas propagando-se ao mesmo tempo. As ondas são geradas pelo vento nos oceanos, para que se formem é necessário uma ventania, não necessariamente numa praia próxima. As ondas formadas dentro da zona de geração (região onde ocorrem as tempestades) são denominadas vagas. Depois de criadas, elas podem viajar por conta própria e ganham o nome de swell, ou ondulação.
As ondulações que virão de nor-noroeste com um periodo variando entre 16 e 13 segundos, irá atingir a costa piauiense a partir das 06 horas da manhã do sábado, dia 24, e despejará toda sua energia em forma de ondas para deleite dos mais aficionados por ondas grandes e fortes.
Segundo o Surf Guru, dias 24 e 25 durante todo o dia estará garantido um surf de alto nível no mais famoso pico do Piauí o Curvão na praia da Pedra do Sal em Parnaíba, porém a expectativa é de ondas em todo o litoral, desde a ilha dos poldros até a praia do Arrombado.
- O final de semana vindouro é o momento para quem gosta de ver ondas de verdade serem surfadas por surfistas de verdade, pois são estes swell's (ondulações) que separam os Surfistas dos "surfistas" - desafia a Associação de Surf do Piauí.
Com informações do site da Aspi.
Edição e foto: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...